Saúde faz chamamento para cadastro de pacientes com a doença Jorge Lobo no Estado

Recadastramento deve ser feito até 3 de junho de 2022 para garantir o tratamento dos pacientes.

A Prefeitura de Acrelândia através da Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta segunda-feira, 30, profissionais do governo do Estado da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que vieram realizar o recadastramento de pacientes portadores da doença Lacaziose, também conhecida como a doença Jorgo Lobo, afim de garantir a população a medicação.

Segundo o governo municipal, a Lacaziose ou doença de Jorge Lobo é uma micose crônica, granulomatosa, causada por implantação traumática do fungo Lacazia Loboi – patógeno não cultivável até o presente nos tecidos cutâneos e subcutâneo, manifestando-se clinicamente por lesões nodulares queloidianas predominantes, envolvendo sobretudo pavilhões auriculares, face, membros superiores e inferiores, e não comprometendo as mucosas. Típica de países tropicais, a doença é causada por um fungo presente na floresta. O morador lesiona a pele e o fungo penetra no organismo através desse trauma, causando lesões queloidais e nodulares na orelha, braços e pernas, que são regiões mais prováveis de lesão.

Calendário de atendimento

Sena Madureira – 17 e 18/05/2022 - Centro de Saúde Élson Damasceno (Júlio)

Feijó – 19/05/2022 - Hospital Geral de Feijó (Lucimar)

Tarauacá - 20/05/2022 - Posto Maria da Luz (Santos)

Cruzeiro do Sul - 23/05/2022 - Hospital Dermatológico (Paulo).

Xapuri - 25/05/2022 - Secretaria Municipal de Saúde (João)

Brasileia e Epitaciolândia - 26/05/2022 - Posto de Saúde Tufi Mizael Saad (Felicia e Manoel)

Porto Acre – 27/05/2022 - Secretaria Municipal de Saúde/ Vigilância (Marilete)

Acrelândia - 30/05/2022 - Secretaria Municipal de saúde (Gercilene)