Prefeitura instala Fórum Municipal Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial

A Prefeitura de Acrelândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura, na manhã desta quarta-feira, (20) instalou oficialmente o Fórum Municipal Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial. O evento ocorreu no auditório do Ministério Público Estadual - Promotoria de Acrelândia, e contou com a participação de várias instituições.

A Prefeitura será integrante do Fórum por meio de representações das secretarias de Educação Esportes e Cultura e da Secretaria de Assistência Social que desenvolvem ações voltadas para a promoção social e educacional.

O Fórum também tem em sua composição, a participação de órgãos públicos e da sociedade civil organizada, com o principal objetivo de implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que alteram a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, com a finalidade de incluir nos Currículos escolares da Educação Básica de todo o país, de forma transversal e integradora, o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e dos povos indígenas.

De acordo com o Secretário de Educação, Nilson Mendes de Carvalho, o trabalho a ser desenvolvido pelo Fórum Permanente de Educação Étnico Racial do Município de Acrelândia tem importante significado social e político, visto ser um espaço privilegiado para diálogo, debate e encaminhamentos de medidas que assegurem o direito à educação para a Diversidade Étnico-racial.

Presente na agenda a representante da Associação de Mulheres do Acre em Acrelândia, professora Raimunda Nonata Barbosa de Lima Rezende, declarou que o trabalho a ser realizado pelos órgãos a partir do Fórum fortalecerá a participação social, as práticas e experiências antirracistas na rede municipal de ensino de Acrelândia.

Na instalação do Fórum houve a votação para o cargo de coordenação geral, sendo eleita por unanimidade como Coordenadora Geral, a servidora Cleuzimar Maria da Silva Koller, dos quadros da Secretaria Municipal de Assistência Social e suplente a servidora Ana Karen Oliveira Mendonça Chaves da Secretaria Municipal de Educação Esportes e Cultura.

O Fórum Permanente de Educação Étnico Racial do Município de Acrelândia está composto pelas seguintes instituições:

· Secretaria Municipal de Educação Esportes e Cultura;

· Secretaria Municipal de Assistência Social;

· Núcleo de Ensino de Acrelândia;

· AMNA – Associação de Mulheres Negras;

· Câmara de Vereadores de Acrelândia;

· Conselho Tutelar de Acrelândia.

O vereador Rozeno Melo, também esteve presente, representando a Câmara Municipal de Acrelândia, e frisou a importância do Fórum para o município. "O Fórum será um instrumento de criação de políticas públicas de combate ao racismo e outros problemas estruturais que temos no país, e reduzirá essas diferenças entre cor de pele e muitas outras questões. Estou confiante no Fórum, nos órgãos que participam dessa grande rede e dos resultados que serão obtidos a partir de agora", disse o presidente da Câmara Municipal.