Prefeito discute planos de contingência para mudanças climáticas no TCEAC

Prefeito Olavinho Boiadeiro destaca importância de plano de contingência para Acrelândia

O prefeito de Acrelândia, Olavinho Boiadeiro, participou de uma reunião crucial promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) nesta terça-feira, 21, com prefeitos e representantes de 13 municípios acreanos, além de órgãos estaduais. O objetivo do encontro foi discutir a elaboração de um plano de contingência para enfrentar eventos adversos que impactam todo o estado.

Em sua fala, Olavinho Boiadeiro destacou a importância de um plano de contingência para Acrelândia, município localizado no interior do Acre, que é constantemente afetado por eventos climáticos adversos, como cheias e secas.

"É fundamental que Acrelândia tenha um plano de contingência para que possamos enfrentar os eventos adversos que ocorrem com frequência em nossa região", disse o prefeito. "Esse plano nos permitirá proteger a população e garantir a continuidade dos serviços públicos".

Olavoinho Boiadeiro também agradeceu ao TCE-AC pela iniciativa de promover a reunião. "Essa é uma ação importante que demonstra o compromisso do TCE com a melhoria da gestão pública", afirmou. O prefeito também destacou a importância da atuação preventiva do TCEAC para aprimorar a gestão pública municipal.

Durante a reunião, os prefeitos compartilharam suas dificuldades, destacando prejuízos na produção local, impactos na economia e desafios no acesso a escolas dependentes de transporte fluvial para os alunos, além da escassez de água potável. Muitos revelaram não possuir um plano de contingência.

Ao término da reunião, o TCE apresentou um modelo de plano de contingência que será distribuído a todos os gestores através do presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC). Este documento, já utilizado em Rio Branco, estará disponível para ajustes conforme as necessidades específicas de cada município.