top of page
  • Foto do escritorPrefeitura de Acrelândia

Um final de semana inesquecível em Acrelândia com o XII Costelão que atraiu mais de 2,2 mil pessoas

Atualizado: 15 de jul. de 2019

Acrelândia teve um sábado inesquecível, repleto de eventos em favor do desenvolvimento, meio ambiente, paz e esportes


No sábado (13/07) pela manhã, as 9 horas, na sede do Projeto Quelônios em Acrelândia situado na BR 364, KM 112, foi realizado a soltura de tracajás no Rio Abunã, como forma de garantir a sobrevivência e repovoamento dos tracajás da amazônia, uma medida para proteger o meio ambiente e fauna amazônica e do brasil.


Na parte da tarde, no Estádio, houveram os jogos de ida das quartas de finais da 3º Edição do Campeonato de Futebol Amador de Acrelândia 2019, com confrontos entre os 04 (quatro) dos 08 (oito) times em busca do acesso a semi-final, com os seguintes placares: Barcelona do Granada 1 x 1 Valentes de Davi (13 horas); e Sorveteria Vitória 1 x 0 Kaiser Gol (15 horas).


A noite, com início as 19 horas, a Gestão desenvolvimento trabalho e paz do Prefeito Ederaldo Caetano e a Associação dos Pecuaristas do Município de Acrelândia (ASPMA) e seus sócios "associados", promoveram o melhor e maior Costelão de Acrelândia de todos os tempos, com recorde de público em mais de 2,2 mil pessoas.

O evento faz tanto sucesso no Estado do Acre que diversas autoridades prestigiaram o evento, como o Prefeito Ederaldo Caetano (PSB), vice-prefeito Marquinhos (PSL), vice-governador do Estado, Major Rocha (PSDB), Deputado Estadual Fagner Calegário (sem partido), assessor do senador Sérgio Petão, anão Montana Jack (PSD), líder do prefeito Vereador Rozeno (PSD), turistas apaixonados pela tradicional festa acrelandense, que vieram de todas as regiões do Estado e de outros estados, como Minas Gerais, Bahia e Paraná.

Prefeito Ederaldo Caetano, Vice-Prefeito Marquinhos, Vice-Governador Major Rocha
Prefeito Ederaldo Caetano, Vice-Prefeito Marquinhos, Vice-Governador Major Rocha

Nesse ano foram mais de 2,2 mil de pessoas, isso mesmo, você não leu errado, foram mais de 2,2 mil pessoas curtindo a melhor carne bovina "COSTELÃO", bem como, um bailão sertanejo que começou as 21 horas de sábado (13/07) e encerrou após as 4 horas da manhã de domingo (14/07). Teve um belo palco com muitas atrações musicais, muito sertanejo alegria e paz.


Com apoio do Chefe do Executivo Municipal, Prefeito Ederaldo Caetano e do Presidente da ASPMA, Cleuson Oliveira e diretoria, a festa contou com um amplo planejamento, afim de garantir uma programação diferenciada durante a noite de sábado e a madrugada do domingo, com infraestrutura maior e melhor, além de segurança para todos, itens que fossem percebidos pela população e todos aqueles turistas que vêm a festa a todos os anos.

Esquerda para direita: Prefeito Ederaldo Caetano, Vice-Governador Major Rocha, Presidente da ASPMA Cleuson Oliveira
Esquerda para direita: Prefeito Ederaldo Caetano, Vice-Governador Major Rocha, Presidente da ASPMA Cleuson Oliveira

Nesta edição do XII Costelão de Acrelândia, a equipe do projeto RONDON, esteve presente e participou. Eles estão no Estado durante todo o mês de julho para realizarem ações da Operação Vale do Acre, atendendo a população de vários municípios acreanos, Acrelândia é um dos municípios contemplados. São jovens estudantes universitários de Minas Gerais (Unifenas) e outras instituições de ensino superior, que não mediram as palavras para tecer elogios a tradicional Costela de Acrelândia.


O evento foi bem estruturado, além da segurança reforçada, contou com quiosque de bebidas. O Presidente da ASPMA, pecuarista Cleuson Oliveira, falou como foi a programação do XII Costelão de Acrelândia no município.

“Nós estamos há várias semanas trabalhando incansavelmente com apoio de parceiros e da prefeitura para proporcionar aos associados/sócios, turistas e a população mais de 9 horas de festa segura e divertida”, salientou o Presidente da ASPMA.

A polícia militar realizou o policiamento e fiscalização na Rodovia que dá acesso a ASPMA. De acordo com a equipe de organização do evento nenhuma ocorrência foi registrada.

"Melhor do que eu esperava, foi uma festa tranquila e com alegria", ressaltou um dos organizadores.

No ambiente da ASPMA teve um espaço especial infantil para diversão das crianças que contou com pula-pula e outros brinquedos.


Muitos dos pequenos estavam felizes e se divertindo com suas famílias, acompanhados do pais e responsáveis. Para alguns pequeninos, como a pequena Thais de 11 meses, segundo sua mãe, é a primeira que experimenta e saboreia um costelão e já não vêem a hora da XIII Edição em 2020.


Costelão Bovino de Acrelândia


O Costelão Bovino é o corte com mais carne e menos osso da Costela. Muito suculenta, é uma carne que faz sucesso no churrasco. Dada a sua característica carnuda, exige um tempo maior de preparo do que a maioria dos cortes tradicionais.

O Prefeito Ederaldo Caetano, apaixonado por carne, especialmente as carnes deliciosas de Acrelândia, revelou o segrego do costelão. Disse que tudo está no preparo:

"O segredo do nosso costelão é a forma de espertar certinho, salgar certinho, dar o tempo certo no fogo de 5 a 7 horas, para que a carne fique macia e saborosa, o fogo tem que estar no máximo a 80 cm da carne de cada lado e usar uma boa lenha e fogo uniforme. Além disso, ainda vêm acompanhado com uma guarnição de arroz branco, vinagrete, macaxeira, farofa, fica impossível não se encantar com o nosso costelão", disse feliz, alegre e satisfeito na ASPMA, ao falar do Costelão o Prefeio Caetano.

Sobre o Costelão de Acrelândia e seus números


Nascido há 12 anos de manifestações espontâneas da população e pecuaristas da cidade, o Costelão de Acrelândia retomou a sua força nos últimos dois anos, cresceu e evoluiu. Consolidada, a festa é hoje considerada uma das melhores do Estado e já está no calendário de festa do Estado e do município, da população, autoridades, pecuaristas entre tantos outros.


Prova disso, que algumas festas em outros municípios no mesmo período do XII Costelão de Acrelândia, foram adiadas, como por exemplo, a Festa do Peão Expo-Granada de Manoel Urbano, que passou para os dias 3 a 6 de outubro do corrente ano, devido o sucesso do nosso Costelão.


Neste ano 2019, foram mais de 4 toneladas de carne, 150 costelas. Cada costela com aproximadamente 30 quilos servindo com abundância as 150 mesas com 12 pessoas, cada.


Bailão Sertanejo


O bailão sertanejo foi bastante prestigiado, mais de 400 pessoas, dançando e cantando durante o bailão, que teve início as 21 horas do sábado e foi até as 4 horas da madrugada de domingo. O bailão teve um belo palco com muitas atrações musicais, muito sertanejo alegria e paz.


Galeria de Fotos (aproximadamente 350 fotos)




Por

Redação e fotografia: Demétrios Batista da Silva

bottom of page