Semsa e Caps promove palestras e alerta acadêmicos para "prevenção ao suicídio"

Empenho e dedicação de educadores, profissionais de saúde, conversas, abraços e simples "estou aqui", salvam vidas em Acrelândia!

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

A Prefeitura de Acrelândia através da Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou na quinta-feira, 22 de setembro, ação em alusão ao “Setembro Amarelo na Escola Marcilio Pontes dos Santos.

A ação contou com uma palestra "prevenção ao suicídio". O tema ainda é tabu e mesmo com tantos casos crescentes e notórios, ainda há barreira da população e das pessoas falarem sobre o problema que destrói muitas vidas no Brasil e mundo.

Na palestra ficou claro a importância dos jovens e seus familiares se aproximarem mais, conversar mais e de estarem em comunhão, brincando, se divertindo, evitando longas horas em frente a TV, celular e videogames.

Vocês precisam conversar mais, se abraçar, trocar mais ideias, largar os smartphones, TVs e videogames. Isso ajuda bastante. Também é importante estarem sempre a disposição para conversar com amigos e familiares" disse a palestrante.

A administração municipal reconhece a importância de fortalecer as campanhas nas escolas e demais locais públicos, quebrando estigmas e conscientizando a população a respeito do suicídio.