Secretaria municipal de saúde de Acrelândia promove semana da mulher Acrelandense

Com a presença de dezenas de mulheres a prefeitura municipal de Acrelândia através da secretaria municipal de saúde, deu início as atividades da “Semana da Mulher Acrelandense”, o evento faz alusão ao dia interacional da mulher, em Acrelândia a semana da mulher Acrelandense é fruto de um projeto de lei da ex-vereadora Damares de oliveira, aprovado no ano de 2005 pela então parlamentar.

Nesta edição, a secretaria municipal de saúde montou uma estrutura defronte a unidade de saúde Norton Vitorino para atender as mulheres. Na solenidade de abertura do evento, estiveram presentes o Prefeito Ederaldo Caetano-PP, Secretário Municipal de saúde Sebastião Rita de Carvalho, Secretária de assistência social Rozinete, Representante da câmara municipal vereador Valderi-PSL, presidente do conselho municipal de saúde, enfermeiro Maicon Pinheiro e ex-vereadora Damares de Oliveira autora do projeto da criação da semana da mulher Acrelandense além dos profissionais de saúde e comunidade em geral.

Os atendimentos da semana da mulher Acrelandense irá se estender até a próxima sexta-feira 13, onde serão ofertados diversos atendimentos voltados as mulheres do município, deste de atendimento de saúde, bem-estar e palestras, todos os serviços ofertados pela secretaria de saúde acontece na UBS Norton Vitorino no centro da cidade.

Em Sua fala, a ex-vereadora Damares, a firmou está muito feliz pelo reconhecimento dos frutos de seu trabalho quando era vereadora. Segundo ela, na época viu a necessidade de as mulheres do município ter um atendimento mas humanitário na qual deslumbrasse de fato suas necessidades além de conseguir alcançar as metas exigidas pelo ministro da saúde.

“Estou muito feliz por estar colhendo os frutos de um trabalho que realizei quando fui vereadora, na época vimos a necessidade das mulheres ter mais atenção na saúde pública, o projeto vem até hoje alcançados resultados satisfatórios, jamais imaginaria que chegasse a este patamar”. Disse.

Em sua fala o secretário municipal de saúde Sebastião Rita de Carvalho, pontou a importância da semana da mulher na prevenção de doenças e principalmente proporcionado o bem-estar, segundo o secretário, durante toda a semana, as mulheres irão receber diversos atendimentos desde saúde, palestras e orientações de diversos temas.

Sebastião Rita, frisou as conquistas pela gestão do Prefeito Ederaldo Caetano na saúde do Município. Segundo ele, foram realizadas as reformas das unidades de saúde, instalação da academia de saúde, criação do CAPS, além da valorização dos profissionais em cada unidade de saúde.

O prefeito Ederaldo Caetano-PP, ponderou as dificuldades enfrentadas em sua gestão principalmente no setor financeiro, mas segundo Caetano, a saúde está de parabéns, já que tem conseguido resultados satisfatórios. Caetano parabenizou todas as mulheres e afirmou à busca de parcerias com empresas privadas com objetivo de gerar emprego e renda para as mulheres. No final o Prefeito deu abertura oficial da semana da Mulher Acrelandense.

Os atendimentos ofertados serão; orientações sobre auto exame da mama e coleta de preventivo, testes rápido ISTs; Planejamento reprodutivo; consultas médicas consultas de enfermagem; atualização da carteira de vacinação.

Atendimento odontológico; palestras sobre violência contra a mulher e lei Maria da Penha, além de atendimento estéticos de belezas e brincadeiras.