Saúde promove ação novembro azul na UBS Cícero Batista

A Prefeitura de Acrelândia realiza ação de novembro azul na Unidade Básica de Saúde Cicero Batista, na quarta-feira, 17, para prevenir e combate o câncer de próstata.

A ação teve a seguinte programação:

• Avaliação médica e pedido de exames.

• Palestra sobre o câncer de próstata e formas de prevenção.

• Benefícios da fisioterapia.

• Realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e testes de glicemia.

• Avaliação da carteira vacinal

• Café da manhã.

A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

Medidas preventivas, segundo o INCA, incluem: dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.