Saúde de Acrelândia promove PIT STOP, objetivo é conscientizar população cuidados com a saúde

Prefeitura Municipal de Acrelândia através da Secretaria de Saúde realizou na última Terça Feira (21), uma ação de Pit Stop com os trabalhadores em saúde em alusão ao janeiro Branco no centro de Acrelândia.

Criada em 2014, a campanha janeiro Branco tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental. Depressão, ansiedade e fobia são alguns dos transtornos que englobam a saúde mental e que precisam ter um cuidado maior. O país contabiliza altos números de pessoas com problemas de ordem psicológica por isso a importância de incentivar o debate e o tratamento.

Ação envolveu profissionais da saúde municipal com cartazes distribuição panfletos orientando a população sobre os cuidados com a saúde mental que se tornou uma doença do século 21. Na ação o prefeito Ederaldo Caetano juntamente com o secretário de saúde Sebastião Rita de Carvalho se fez presente.

Segundo Caetano prefeito Municipal ação foi muito importante já o tema deve ser tratado com muito carinho pelos profissionais de saúde. Segundo Caetano, a secretaria municipal de saúde irá desenvolver durante todo o mês, ações de políticas públicas voltadas ao tema e deu carta-branca ao secretário municipal, para que estas ações possam ser desenvolvidas com êxito.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO?

“A conscientização se faz imprescindível uma vez que os cuidados com a saúde mental ainda são alvo de preconceito. Atualmente, vivemos em um período em que hipervalorizamos as aparências. Buscamos aparentar que estamos sempre bem, e buscar ajuda profissional poderia ser um sinal de fraqueza. Além disso, o pouco conhecimento sobre o que é e para que serve a psicologia, apenas aumenta este preconceito. Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida.”

QUANDO DEVEMOS A NOS PREOCUPAR E A CUIDAR DA NOSSA SAÚDE MENTAL?

“O que levará cada pessoa a buscar ajuda profissional é muito particular, já que cada pessoa vive e interpreta experiências de modo particular. Porém, o principal sinal de alerta é quando percebemos que, por algum motivo não está nos sentindo bem. Muitas vezes somos consumidos por estresse, tristeza, dificuldade nas relações, desânimo; e a terapia pode ajudar a nos (sentir) melhor e a descobrir como lidar com tais dificuldades. A terapia apenas nos enriquece como pessoa. Nos ajuda a lidar melhor com os outros, com o mundo e principalmente conosco mesmos. Aprendemos a superar nossas dificuldades, e principalmente, a identificar e aprender a lidar com nossas emoções.”