Prefeitura promove debate entre cafeicultores, Estado e parlamentares para debater melhorias

Atualizado: 25 de mar. de 2021

O prefeito Olavinho Boiadeiro, acompanhou o vice-governador Major Rocha e a deputada federal Mara Rocha, no encontro com produtores de café do município. O objetivo da agenda foi ouvir os produtores, debater melhorias e discutir o emprego de emenda parlamentar para fortalecer a cafeicultura local.

Os produtores que se fizeram presentes, tiveram a oportunidade de falar as principais dificuldades e sugerir a soluções para alavancar a atividade cafeeira.

Se fizeram presentes no evento, o prefeito Olavo Boiadeiro, os vereadores Gilberto da Patrol, Beto Trazibe e o vereador Ivanir Vasconcelos, além dos secretários de Agricultura Mauro Ramalho, o secretário de Saúde Vitor Lima, o Presidente do Sindicato dos Agricultores Natalino Matos e o presidente Municipal do PSDB José Ricardo.

Hoje Acrelândia é o maior produtor de café do Acre, apresentando uma excelente produtividade. Mesmo com a utilização de materiais genéticos de boa qualidade e resistentes a doenças, os produtores do município enfrentam um grande desafio na cultura, que é a ausência de estrutura para a secagem e o processamento dos grãos.

O prefeito Olávo Boiadeiro falou sobre o grande potencial do café no município e agradeceu o olhar do vice governador Rocha e da deputada Mara Rocha em prol de Acrelândia.

“A lavoura do café está tomando conta das propriedades rurais, e tem se tornado uma importante fonte de renda. Com o apoio necessário que vamos receber com a emenda parlamentar da deputada Mara Rocha, poderemos melhorar significativamente a qualidade, agregando mais valor ao produto. Quero agradecer o olhar do vice governador Rocha e da deputada Mara Rocha, que recentemente anunciaram o empenho de emenda extra no valor de R$ 2,5 milhões que serão utilizados para a compra de máquinas, construção da nossa feira coberta e de um galpão para guardar os maquinários da prefeitura”, afirmou o prefeito de Acrelândia.

O vice-governador ressaltou a importância da implantação de pólos com maquinários para limpeza e secagem do café nas regiões de maior produção do município.

”A nossa pauta principal nesse evento em Acrelândia é o café. Nós enxergamos nessa atividade, a possibilidade de melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais, e esse trabalho de fortalecimento da cafeicultura precisa começar e precisa de apoio, e nós não podemos perder tempo. Por isso estamos aqui, para ouvir os produtores e viabilizar através de recursos de emenda parlamentar, o suporte que os cafeicultores precisam. Pelo que ouvimos, se faz necessário resolver o principal gargalo que é a secagem dos grãos visando manter a qualidade. Entre as alternativas, percebemos que é importante a construção de pólos nas regiões de maior produção, dotados de maquinários para secagem e limpeza do café”, disse o vice governador Rocha.

Para a deputada Mara Rocha, a reunião foi muito produtiva. “Nós temos um sonho de ver esse estado forte através da agricultura e a da pecuária, valorizando as pessoas que moram no zona rural. Eu e nosso vice governador Rocha estamos Trabalhando para isso. Fico feliz de ouvir os produtores que são os maiores interessados, e de ajudar através das nossas emendas, a viabilizar a cultura do café. A construção de polós equipados com secadores e limpadores será extremamente importante para reduzir a presença de microorganismos e contaminações. Isso possibilitará ao agricultor obter um melhor preço e mais qualidade ao café. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para viabilizar a produção rural no nosso estado”, disse Mara Rocha.

Uma nova reunião será marcada com presidentes de associações, para coleta de mais informações e para que eles possam escolher os locais para a implantação de secadores e limpadores de café que serão adquiridos através de emenda parlamentar da deputada Mara Rocha.