Prefeitura realiza ações da campanha Novembro Azul alertando sobre o câncer de próstata

DIVERSAS ATIVIDADES SOBRE A SAÚDE DOS HOMENS SERÃO INTENSIFICADAS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, COMO CONSULTAS MÉDICAS, EXAMES, TESTES RÁPIDOS E PALESTRAS

Após a campanha Outubro Rosa – que conscientiza a necessidade de exames preventivos contra o câncer de mama – a Prefeitura de Acrelândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue com uma nova programação especial, desta vez voltada para a saúde integral dos homens: a campanha Novembro Azul.

Com objetivo de informar a população sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o sexo masculino, a campanha deseja frear também o preconceito em relação ao autocuidado e aos exames importantes que diagnosticam precocemente as doenças. A campanha enfatiza, além da prevenção e combate ao câncer de próstata, a saúde masculina em sua totalidade. Focando nisso, a Prefeitura oferece à população diversas ações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS e USF) do município.

De acordo com o dr. Daniel Darub, a campanha Novembro Azul traz mais visibilidade e informações sobre a importância dos homens se atentarem para a própria saúde. “A boa saúde exige, além de hábitos saudáveis, orientações seguras. Já na sala de espera, o paciente terá acesso às informações enquanto aguarda o atendimento. Com os profissionais de saúde, o paciente será conscientizado sobre as doenças, sintomas e prevenção, além de realizar os exames, caso pertinente. Ao longo do mês, haverá também inúmeras outras atividades nas unidades referentes ao Novembro Azul, portanto, contamos com o apoio das famílias para que estimulem os parentes, os amigos e conhecidos sobre a campanha e a prevenção, evitando problemas maiores futuramente”.

O médico ainda destacou o bom trabalho que a secretaria municipal de saúde vem realizando no atendimento aos pacientes e na intensificação das campanhas alusivas aos meses do ano.

Já o secretário de saúde explica que a ação novembro azul, realizada nest terça-feira, 29, terá palestras explicativas, orientações e muito atendimento ao público masculino do município, e que todas as unidades estarão abertas e a disposição da população acrelandense.