Prefeitura de Acrelândia recebe oficina do projeto Acolhe SUS

O objetivo da oficina foi instrumentalizar os representantes da rede de Saúde Municipal para as Diretrizes ao Acolhimento da Política Nacional de Humanização.

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Acrelândia participaram da Oficina Local do Projeto de Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das Portas de Entrada do SUS (Projeto Acolhe SUS), que tem o objetivo de qualificar o acesso e as práticas de cuidado por meio da implantação/implementação das Diretrizes ao Acolhimento da Política Nacional de Humanização (PNH) nos serviços de saúde. O Acolhe SUS propõe também a participação ativa de gestores, trabalhadores e usuários para conduzir o processo de trabalho e planejamento.

A iniciativa de trazer a oficina para o município foi da Coordenadora Municipal de Educação em Saúde, Marlucy Carvalho, e da Coordenadora Municipal de Atenção Básica, Alberlene Menezes, e contou com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) com a disponibilização do Chefe do Departamento de Humanização, Francinete Barros, do Psicólogo João Auricélio S. e Silva, ambos da Sesacre, e com a parceria da Câmara de Vereadores de Acrelândia, que cedeu o espaço para realização da capacitação.

Segundo Marlucy, "O atendimento humanizado já é realidade em Acrelândia, mas é preciso aperfeiçoar sempre, e o resultado final é o nível de satisfação do usuário de ter sido bem atendido e seu caso resolvido” pontou.