Prefeitura de Acrelândia e MP debatem crise com empresários e população, isolamento social continua

A Prefeitura de Acrelândia, enfrenta há quase 28 dias o novo Coronavírus. Nesse período, diversas medidas tiveram que ser impostas pelo poder público para frear o avanço da doença, que registra 10 casos na cidade. A administração pública de Acrelândia, vêm atuando em parceria com órgãos do governo do Estado do Acre, como a Polícia Militar, Sesacre, especialmente o Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Acrelândia.

Recentemente, por sugestão da promotoria de Acrelândia, o MP e a Secretaria Municipal de Saúde, realizaram uma reunião com os técnicos da vigilância epidemiológica, empresários, comerciantes e representantes de outros seguimentos sociais, uma grande reunião para avaliar as ações e traçar novas estratégias de atuação para conter o avanço do vírus em Acrelândia.

Durante a reunião, ficou evidente que já iniciou um processo de contaminação comunitária, visto que os os moradores da zona rural já não sabem de quem contraíram o vírus. Todos os órgão presentes puderam relatar as ações tomadas e que serão tomadas para o enfrentamento ao vírus, e também as medidas para aliviar os impactos econômicos, mas nesse momento o foco é preservar as vidas, e orientaram todos os presentes a permanecerem no isolamento social.

Os empresários, comerciantes e representantes do comércio e microempreendedores falaram dos prejuízos que estão tendo financeiramente por conta do fechamento de alguns comércios e das restrições impostas e ainda alertam sobre uma crise ainda maior, o desemprego generalizado, já que são muitos dias que os estabelecimento estão funcionando parcialmente, porém muitos alegam que a melhor medida agora seria a flexibilidade do funcionamento dos comércios na cidade, muitos alegaram que o toque de recolher e as medidas impostas pelo poder público não está surtindo efeito, já que muitos comerciantes estão com suas portas abertas e em nenhum momento houve aglomeração de pessoas, ou seja, foram evitadas. Apenas alguma lojas estão obedecendo o decreto o que estaria sendo vantajoso para muitos e desvantajoso para outros, parecendo uma medida desleal.

Segundo o Barbeiro Weliton França, entendi a medida tomada pelas autoridades, mas as coisas precisam ser moderada já que os pequenos comerciantes e principalmente a população já estão sentindo o reflexo desta paralisação, os empreendedores defendem medidas com flexibilizando das atividades no comércio de forma controlada com os cuidados necessários, entendem que seria uma medida sensata neste momento para evitar o desemprego e prejuízos ainda maiores na cidade.

O secretário de saúde, Sebastião Rita, disse que as medidas impostas são necessárias, assim como uma flexibilização em alguns setores que não fazem parte dos serviços essências, mas o decreto estadual de combate ao Covid-19 precisa ser respeitado bem como os decretos municipais, e no momento, os comerciantes que não fazem parte dos serviços essências, deveram permanecerem fechados e caso insistam em descumprir os decretos municipais e estadual, serão notificados, já o Dr. Júlio César de Medeiros, promotor de justiça de Acrelândia, orienta que as medidas contra os avanços do covid-19 devem continuar na cidade de Acrelândia e alertou aos comerciantes e população de possíveis sanções judiciais para aqueles que desobedecerem o decreto estadual e municipal.