Prefeito Ederaldo Caetano proporciona atendimento a saúde dos homens promovendo dia “D”

Gestão de Caetano proporciona atendimento a saúde dos homens promovendo dia “D” do novembro azul.

Durante todo o mês de novembro em alusão ao “novembro Azul”, com atendimento voltado a saúde do homem em Acrelândia, a prefeitura de Acrelândia através da secretaria de saúde municipal realizou diversos atendimentos na prevenção a saúde do homem.

Novembro Azul é o mês (de 1 a 30 de novembro) dedicado à saúde do homem. Embora com especial ênfase para a prevenção do câncer de próstata, esse mês compreende todas as doenças que atingem os homens, tais como a depressão masculina e o câncer nos bagos.

O que surgiu como uma campanha foi alargado para um mês, que tem como objetivo conscientizar e encorajar os homens para a consulta médica, para a realização de exames regulares, do auto-exame e tratamento, especialmente do câncer da próstata.

Ao longo desse mês, as ações incluíram a realização de palestras, distribuição de panfletos, consultas médicas, palestras referente ao câncer de próstata e outros agravos a saúde. Avaliação nutricional Com a Nutricionista e Educador físico, atualização da carteira de vacina, testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e outros.

Secretária Municipal de Saúde de Acrelândia realizou durante todo o dia desta quinta-feira (28), dia “D” do novembro Azul para Todos os Homens de Acrelândia. As ações ocorreram na UBS Norton Vitorino localizado no centro da cidade.

A programação contou com diversos atendimentos voltados para o público masculino; serviços odontológicos; realização de testes rápidos; atividades educativas com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e as equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF); além de um café da manhã para os participantes e sorteios de brinde. Os atendimentos ocorrerão durante todo o dia e se estendeu até às 21hrs: 00 horas.

Segundo o secretário de saúde Sebastião Rita de Carvalho a determinação do prefeito Caetano-PP, é garantir atendimento através de políticas de prevenção a saúde do homem.

“Neste mês de novembro tivemos diversos atendimento voltado a saúde do homem em todas as unidades de saúde, foi uma determinação do prefeito Caetano pensando em desenvolver boas ações ofertando de fato políticas públicas garantindo os direitos dos homens” Disse.

O prefeito Caetano-PP participou do evento realizado por sua gestão através dos profissionais de saúde, Caetano agradeceu o empenho de todos os profissionais envolvido na ação, e afirmou seu compromisso na busca de melhorias no setor da saúde.

“Através de ações pequenas, mas potentes, conseguimos atingir um grande número de usuários durante o Novembro Azul. Esperamos que os homens se conscientizem da importância dos cuidados, principalmente, com relação ao câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre”, quero agradecer ao secretário Tião Rita e a todos os nossos profissionais pelo empenho e dedicação.

Reafirmo nosso compromisso na busca de alternativas para que possamos ter uma saúde de qualidade para nossa população, estamos conversando com nossos deputados e senadores para alocar recursos na área da saúde, agora com ajuda do governo estadual tenho certeza que muito contribuirá”. Ponderou.