Modernização: Prefeitura entrega tabletes para agentes comunitários e implanta Prontuário Eletrônico

Prefeito entrega tabletes para agentes de saúde e moderniza e sistematiza o trabalho dos profissionais da saúde acrelandense

O prefeito Olavinho Boiadeiro, entregou em uma cerimônia na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta segunda, 19, dezenas de tablets para o preenchimento digital do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), nova ferramenta de armazenamento dos dados e informações dos usuários do SUS, aos Agentes Comunitários de Saúde.

A entrega foi realizada pelo prefeito na secretaria Municipal de Saúde. Após capacitação, os agentes de saúde receberam o equipamento moderno já com o aplicativo instalado para o uso nas visitas domiciliares, sem precisar mais levar os prontuários em papel como antigamente.

Segundo a administração, esse é mais um investimento da gestão pública municipal na área da saúde para dar mais eficiência e melhorar a qualidade do trabalho para os agentes de saúde, que agora, não precisaram levar fichas em papel, atualizar tudo manualmente como ocorria anteriormente, tudo agora será digital, mais rápido, prático e os dados sendo atualizados de forma mais prática direto no Ministério da Saúde (MS).

“Agradeço ao prefeito Olavinho Boiadeiro pelos investimentos na saúde municipal. Hoje os ACS estão sendo contemplados com mais esse instrumento que facilitará o acompanhamento das famílias no qual terão suas informações repassadas ao Ministério da Saúde de forma mais rápida e eficaz, sem aquela demora que havia antigamente”, destaca o secretário Vitor Martineli.

Segundo o prefeito, a transformação digital no governo é uma tendência, e a modernização é fundamental para melhoria dos processos e a qualidade do serviço, garantindo agilidade para o município e todos os usuários do serviço público.

Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC)

É um software (programa de computador) onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas e podem ser avaliadas no contexto da saúde pública, para garantir públicos de qualidade para melhorar a qualidade de vida de toda a população. Seu principal objetivo é informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. O PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas Equipes de Atenção Básica.