Microscopistas acrelandenses participaram de qualificação sobre a Leishmaniose

A Prefeitura de Acrelândia com apoio da Sesacre, realizou a capacitação em leishmaniose para os profissionais microscopistas. A capacitação aconteceu na terça-feira, 27, e foi ministrada pela técnica do lacen, Elizângela Soares de Oliveira e Raimundo Souza Araújo, microscopista revisor do município.

Essa capacitação é de suma importância para qualificação desses profissionais, para um diagnóstico de qualidade para o município, haja visto que leishmaniose é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoário do gênero Leishmania, que acomete pele e mucosa.

Modo transmissão: O inseto (flebótomo/catuqui) ao picar o hospedeiro (animal da floresta) desenvolve o parasita no intestino tornando-se infectante. Ao picar novo hospedeiro (homem ou animal), irá transmitir o parasita ou seja, através de insetos infectados não há transmissão de pessoa para pessoa.