Merendeiras e auxiliares recebem capacitação para manipular alimentos na rede municipal de educação

A Prefeitura de Acrelândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, realizou no último sábado (06/07), o Curso de Merendeiras. No decorrer da capacitação as merendeiras e auxiliares aprenderam técnicas de higienização, manipulação dos alimentos, além de receberem dicas para evitar o desperdício.

Ouça a entrevista do Secretário Municipal de Educação, prof. Weiga Soares de Menezes.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Acrelândia, continua investindo na qualificação da sua equipe de profissionais. Recentemente cursos foram ofertados as profissionais que manipulam os alimentos oferecidos na merenda escolar, onde foram abordados os seguintes temas: a importância das merendeiras; atribuições das merendeiras; controle de qualidade; recebimento de mercadorias, hortifrutigranjeiros e carnes; manipulação de alimentos; recomendações de pré-preparo e preparo dos alimentos; armazenamento estoque seco, sob refrigeração, sob congelamento; prazo de validade; recomendações para armazenamento pós manipulação; descongelamento; distribuição; manutenção; higiene (pessoal, ambiental, do local de trabalho, dos alimentos, higienização de mamadeiras); lavagem de mãos; uso de touca descartável; recomendações gerais – PNAE – Resolução 26 de 17/07/2013; principais objetivos de merenda escolar e cardápio.

As orientações aconteceram em formato de roda de conversa. As merendeiras e auxiliares tiveram a oportunidade de contar sua rotina, compartilhar experiências, dificuldades, alegrias e tirar dúvidas.

O Secretário Weiga em entrevista, afirmou

“Temos o compromisso de realizar um atendimento de qualidade aos nossos alunos e por este motivo que investimos em um curso de qualificação para aprimorar os serviços que oferecemos a cada aluno da rede municipal de ensino”.

Prefeito Ederaldo Caetano, Chefe do Executivo Municipal de Acrelândia, parabenizou a iniciativa da Secretaria de Educação e a todas as merendeiras e auxiliares presente ao dizer e afirmar

"investir na qualificação das merendeiras é garantir a qualidade da merenda escolar das escolas da rede municipal. Estamos investindo na qualificação de todos os servidores, através da oferta de cursos e novos equipamentos para que eles possam desempenhar melhor suas funções”, avalia Caetano.

Redação Demétrios Batista da Silva

Foto Adriano Mendes (Jornal Acrelândia News)