Lançamento da Coordenação Municipal de Políticas para as Mulheres de Acrelândia

Em Acrelândia a gestão "Desenvolvimento, Trabalho e Paz" leva a política para as mulheres bastante a sério, acredita na mulher e em tudo que ela representa, família, união, amor, emoção, esperança, justiça, carinho, e a única capaz de gerar novas vidas ! Por tudo que representa e pela sua importância na sociedade, protegê-las e zelar pelo seu bem estar, é obrigação das autoridades, órgãos públicos e da sociedade.

Nesse contexto e intuito, ocorreu hoje (17/05) as 9 horas na Quadra do Calçadão de Acrelândia, o Lançamento da Coordenação Municipal de Políticas para as Mulheres de Acrelândia: Sejamos Fortes e Corajosas.

A Coordenação Municipal de Políticas para as Mulheres juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Acrelândia, tem por finalidade fomentar a implementação de políticas públicas que visem à equidade de gênero, a eliminação de qualquer forma de discriminação e de violência contra a mulher, assegurando-lhe a plenitude de seus direitos, sua participação e integração no desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Assim, a Coordenação de Políticas para a Mulher trabalha para garantir que as diferentes esferas de Poder articulem e coordenem suas ações e políticas, fortalecendo e dignificando a cidadania das mulheres, realçando a importância de se respeitar o gênero, a etnia, a orientação sexual e religiosa, reforçando os laços entre os cidadãos e o Governo para a construção de uma sociedade mais justa, mais solidária, mais fraterna e mais humana.

Durante o evento foi debatido o papel da mulher dentro da temática: Sejamos Forte e Corajosas, pois ainda há muitos avanços a serem conquistados pelas mulheres. Um dos problemas levantados, ainda vividos pelas mulheres na sociedade é a questão da violência. Apesar de existirem leis específicas “Lei Maria da Penha” e as Delegacias da Mulher em algumas localidades, ainda são numerosos os casos de agressões no ambiente domiciliar, assédio, estupro, assassinatos e outros. Isso sem falar no monitoramento social constante sobre as atitudes e o corpo da mulher, que são cada vez mais cercados de “regras” e posturas morais que muitas vezes privam os direitos e as liberdades individuais.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Marco Antônio Teixeira "Marquinhos", Secretária Municipal de Assistência Social, Josenete Nascimento, a Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres, Eliane, a Secretária de Saúde Valéria Lima, Deputada Federal Jéssica Sales, Deputadas Estaduais Antônia Sales e Meire Serafim, e os parlamentares locais, vereadoras e vereadores de Acrelândia, e especialmente, as mulheres de Acrelândia, estrelas do evento.

Para o Prefeito em Exercício e vice-prefeito do município, Marquinhos de Acrelândia, a mulher exerce cada vez mais o papel de protagonista na sociedade.

"apesar de ainda sofrer com as heranças do sistema social patriarcalista a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura de mera dona de casa e assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas. Lutaremos para empoderar vocês, mulheres, para que tenham o mesmo direito que o nosso e melhores condições. Pra mim em mulher não se bate nem com a pétala de uma rosa", afirmou o vice-prefeito.

A Secretária Josenete afirmou que o evento foi um sucesso, que as mulheres contribuíram com excelentes ideias e se disse satisfeita com o resultado do trabalho de hoje. Já a Coordenadora Eliana, diz que empoderar as mulheres e implementar políticas que as beneficie é uma missão gratificante e muito séria e "É preciso, pois, combater a cultura machista, melhorar o acesso das mulheres a postos de trabalho e cargos elegíveis, promover melhores salários, efetivar o direito da mulher sobre o seu próprio corpo e sobre a sua liberdade individual, além de efetivar a proteção de mulheres ameaçadas em seus cotidianos."

Ouça os podcast (clique aqui) com a fala do vice-prefeito Marquinhos e outras autoridades.

Galeria de Foto