Em ação de saúde, num único dia prefeitura imuniza mais de 200 munícipes na UBS Cícero Batista

A Prefeitura de Acrelândia promoveu através da UBS Cicero Batista nesta quarta-feira, 12, a primeira ação de vacinação de 2022, totalizando mais de 200 doses aplicadas. As vacinas são refere -se a imunização contra a Covid-19 e Influenza.

São necessárias elevadas coberturas vacinais para bloquear a cadeia de transmissão do vírus e é importante que cada um faça a sua parte. É importante lembrar sempre que a vacinação é uma ação de saúde coletiva. Além de estarmos nos protegendo individualmente, estamos protegendo também por tabela aqueles que estão ao nosso redor e que, por algum motivo, tenham uma contraindicação às vacinas em uso.

Em uma explicação simples, o prefeito Olavinho Boiadeiro informou que a imunidade coletiva ou de rebanho será obtida quando a maior proporção de indivíduos em uma comunidade se proteger, seja porque teve a doença ou porque foi vacinada. "Com poucas pessoas vulneráveis, a circulação do agente que causa a doença cai, protegendo de modo indireto aqueles que não estão imunizados." e finalizou dizendo que em Acrelândia pouco mais de 57% já fora imunizada, faltando 13% para alcançar esse número e reduzir casos graves e mortes no município.

As vacinas para Covid-19 previnem contra os casos mais graves da doença, aqueles que exigem internações em leitos clínicos e de UTI. Ou seja, caso seja contraída, provavelmente se manifestará de forma leve, sem complicações, após a criação de resposta imune, logo intensificar a imunização é uma estratégia da prefeitura para evitar uma terceira e/ou quarta onda chegue ao município.