Ederaldo Caetano inaugura primeiro CAPS em Acrelândia

Inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

A Prefeitura Municipal de Acrelândia e Secretaria Municipal de Saúde realizaram na manhã de segunda-feira (03), às 10 horas a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, que homenageou o Sr. Salvador Dias da Silva, exemplo de cidadão acrelandense.

O CAPS I é o local onde se presta serviços de saúde para pacientes com transtorno mental, dependentes de álcool e outras drogas. A conquista desse novo espaço é um marco para o serviço da saúde mental de qualidade em Acrelândia. O CAPS é um serviço de portas abertas e está destinado a todos aqueles que, de alguma forma, convivem com o vício e a participação familiar e comunitária é primordial durante o tratamento.

O acesso do paciente ao CAPS pode acontecer de forma espontânea ou através de encaminhamento das Unidades de Saúde. Depois do primeiro acolhimento, que se dá por consulta individual realizada por profissionais capacitados, um plano de tratamento é elaborado de acordo com a necessidade do usuário.

O Centro de Atenção Psicossocial Salvador Dias conta com uma equipe de profissionais composta por: Médico Psiquiatra, Psicóloga, Enfermeira, Assistente Social, Técnica de Enfermagem, profissionais que auxiliam o acompanhamento dos pacientes. Devido a pandemia causada pelo novo Coronavirus foram adotadas diversas medidas de prevenção ao COVID-19.

A inauguração contou com a presença do prefeito Ederaldo Caetano-PP, presidente da câmara municipal Sionayton-PP, secretário Municipal de saúde Sebastião Rita de Carvalho, ex-deputada Antônia Lúcia, convidada especial do prefeito Caetano e profissionais de saúde.

“Nesse momento tão delicado, em que tanta gente precisa de acolhimento e atenção, estamos aqui abrindo o primeiro CAPS de Acrelândia e reforçando as políticas de saúde pública para a nossa população. A unidade chega em um momento muito importante, em que cuidar da saúde mental é mais do que necessário”, destacou o prefeito Ederaldo Caetano.

O CAPS está localizado no centro da cidade “O CAPS é mais um ponto de atenção estratégica da nossa Rede de Atenção Psicossocial e vai atuar em conjunto com os demais equipamentos da rede de serviços do município. Vamos oferecer atendimentos individualizados e em grupos, oficinas terapêuticas, orientações e acolhimento das famílias ou cuidadores do nosso público alvo”, explicou o secretário de Saúde, Sebastião Rita.