+55 68 3235-1332
Olá, bem-vindo a Acrelândia!
Prefeito Graia Caetano (União Brasil)
Acrelândia, maior produtor de
café e grãos do Estado do Acre
Você está em: Início > Busca Avançada
Resultados da Pesquisa
2234 resultados encontrados com uma busca vazia
- Prefeitura de Acrelândia apoia Primeiro Encontro de Mães Atípicas de 2026 em nova sede da AMAA
Associação Mães atípicas 26 de fevereiro de 2026 A prefeitura de Acrelândia na manhã de 26 de fevereiro (quarta-feira) foi marcada por emoção e fortalecimento de vínculos com a realização do Primeiro Encontro das Mães Atípicas de 2026. O evento, que teve como tema central “Não se compare”, aconteceu no novo prédio sede da AMAA (Associação das Mães Atípicas), consolidando-se como um espaço vital de acolhimento, orientação e troca de experiências para as famílias da nossa região. O encontro foi planejado para oferecer uma rede de suporte emocional e técnico, sendo ministrado por uma equipe multidisciplinar. O objetivo principal foi proporcionar um ambiente de escuta qualificada, onde as mães pudessem compartilhar os desafios e as conquistas do cotidiano, fortalecendo a união e o cuidado mútuo. A iniciativa contou com o suporte direto da Prefeitura de Acrelândia e da Secretaria Municipal de Saúde, que reconhecem a importância de políticas públicas voltadas para o suporte às famílias atípicas. A nova sede da associação representa um avanço significativo, oferecendo uma infraestrutura adequada para que as reuniões e atendimentos ocorram com a dignidade que o público merece. Durante as atividades, a equipe multidisciplinar trabalhou dinâmicas que reforçaram a importância do autocuidado e do respeito ao tempo de cada família e de cada criança. O tema “Não se compare” foi escolhido justamente para aliviar a pressão social e emocional que muitas mães enfrentam, incentivando a celebração das vitórias individuais de seus filhos. Para a gestão municipal, apoiar a AMAA é uma prioridade que reflete o compromisso com a inclusão e o fortalecimento da base familiar. O encontro encerrou-se com um sentimento de renovação e o compromisso de que novas ações e treinamentos serão realizados ao longo de todo o ano de 2026, mantendo a AMAA como um farol de esperança e cidadania em nosso município.
- Fevereiro Roxo e Laranja: Secretaria de Saúde Municipal de Acrelândia promove conscientização sobre doenças crônicas na UBS Norton Vitorino Bohen
Secretaria de Saúde 26 de fevereiro 2026 A prefeitura de Acrelândia com o objetivo de fortalecer a rede de prevenção e diagnóstico precoce, a Prefeitura de Acrelândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou nesta quarta-feira uma palestra educativa voltada às campanhas Fevereiro Roxo e Laranja. A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Norton Vitorino Bohen. Conduzida pela equipe técnica da unidade, a atividade reuniu profissionais de saúde e usuários para debater temas fundamentais sobre doenças que, embora distintas, exigem atenção contínua e diagnóstico ágil para garantir a qualidade de vida dos pacientes. A cor roxa do mês fevereiro é dedicada à conscientização sobre três condições crônicas que ainda geram muitas dúvidas na população, sendo elas o Lúpus, uma doença inflamatória autoimune, a Fibromialgia, caracterizada por dores musculares crônicas e generalizadas, e o Alzheimer, doença neurodegenerativa que afeta a memória e as funções cognitivas. Durante a palestra, os profissionais enfatizaram que, embora essas patologias não tenham cura, o tratamento adequado e o diagnóstico precoce são fundamentais para o controle dos sintomas e a garantia do bem-estar dos portadores. Somado a isso, a campanha Fevereiro Laranja foca no combate à Leucemia e na extrema importância da doação de medula óssea para salvar vidas. A equipe de saúde orientou os presentes sobre os principais sinais de alerta do corpo e reforçou a necessidade de manter os exames de rotina em dia, visando identificar qualquer alteração precocemente e aumentar as chances de sucesso no tratamento. A gestão municipal de Acrelândia tem investido continuamente em ações educativas dentro das unidades de saúde. Para o Secretário de Saúde, momentos como este são vitais para transformar a UBS em um espaço de diálogo e aprendizado. A Prefeitura de Acrelândia reafirma seu compromisso em promover uma saúde humanizada e eficiente, fortalecendo ações que impactam diretamente na prevenção e na dignidade da nossa população.
- Zona rural valorizada!
A Secretaria Municipal de Obras de Acrelândia realizou serviço de manutenção na Ponte do L do Granada, garantindo mais segurança, melhor trafegabilidade e melhores condições de acesso para moradores e produtores da região. Seguimos trabalhando para fortalecer a infraestrutura do nosso município e melhorar a qualidade de vida da população.
- Parceria entre Hemoacre e Acrelândia mobiliza doadores e garante suporte para salvar até 240 vidas
Prefeitura de Acrelândia e Hemoacre 26 de fevereiro 2026 A prefeitura de Acrelândia mobilizou em prol da solidariedade, marcou o calendário de saúde pública em Acrelândia nos dias 23 e 24 de fevereiro. A campanha de doação de sangue, realizada através de uma parceria estratégica entre o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre) e a Prefeitura Municipal, alcançou resultados que superaram as expectativas iniciais. De acordo com o balanço divulgado, o volume de bolsas coletadas durante os dois dias de ação tem o potencial de salvar até 240 vidas. A iniciativa faz parte do cronograma de descentralização do Hemoacre, que busca aproximar a estrutura de coleta dos municípios do interior, facilitando o acesso para cidadãos que desejam exercer o gesto voluntário da doação. Cada bolsa de sangue coletada pode ser fracionada em até quatro componentes (hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado), podendo beneficiar até quatro pacientes diferentes. No caso de Acrelândia, a meta atingida representa um reforço vital para os estoques de sangue do estado, especialmente em períodos de alta demanda. O Hemoacre reiterou a importância de parcerias com as prefeituras para manter o fluxo de abastecimento. Com a logística itinerante, o doador não precisa se deslocar até a capital, o que aumenta significativamente o número de coletas. A Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Acrelândia agradecem a todos os voluntários que compareceram à unidade móvel e aos profissionais envolvidos na organização. A campanha reforça o lema que move a saúde no estado: "Você doa, a vida continua" . Novas datas para campanhas futuras deverão ser anunciadas em breve nos canais oficiais do município, mantendo viva a corrente de solidariedade em Acrelândia.
- 1º Encontro das Mães Atípicas de 2026
O Primeiro Encontro das Mães Atípicas 2026 será um momento de acolhimento, troca de experiências, orientações e fortalecimento da rede de apoio. Com o tema “Não se compare”, o encontro acontecerá dia 26 de fevereiro, às 8h da manhã, no novo prédio sede da AMAA – Associação das Mães Atípicas. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Acrelândia e da Secretaria Municipal de Saúde de Acrelândia, reforçando o compromisso com o cuidado, a escuta e o fortalecimento das mães atípicas. Participe.
- Acrelândia abraça a causa da doação de sangue
A Prefeitura de Acrelândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue apoiando e fortalecendo as campanhas de doação de sangue em parceria com o Hemoacre, contribuindo para manter os estoques que atendem os hospitais da capital. Na manhã desta terça-feira, 24 de fevereiro, a mobilização foi marcada por grande participação da população, com destaque para o expressivo número de mulheres doadoras. Muitas delas já mantêm vínculo e amizade com a equipe do Hemoacre e relataram a alegria de poder, mais uma vez, contribuir com esse gesto de solidariedade que salva vidas.
- Mpox: cuide-se, proteja a todos
A mpox é uma doença viral transmitida pelo contato direto com lesões na pele, secreções corporais, gotículas respiratórias e objetos contaminados. Os principais sintomas incluem febre, dor de cabeça, cansaço e o surgimento de lesões na pele, que podem aparecer no rosto, mãos, pés ou em outras partes do corpo. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da prevenção: evite contato direto com pessoas infectadas, não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha sempre a higiene das mãos. ⚠️ Ao perceber sinais ou sintomas suspeitos, procure uma unidade de saúde. Cuidar de você é proteger a todos.
- Acrelândia é homenageada pelo Tribunal de Justiça em celebração aos 30 anos do Projeto Cidadão
Prefeito de Acrelândia: Olavinho Boiadeiro 23 de fevereiro 2026 Prefeitura de Acrelândia em uma solenidade marcada pelo reconhecimento e pela valorização das parcerias institucionais, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) celebrou, em 23 de fevereiro, o trigésimo aniversário do Projeto Cidadão. O evento, realizado na capital, reuniu diversas autoridades e parceiros que contribuem para que a iniciativa leve serviços essenciais às comunidades mais distantes do estado. Durante a cerimônia, o município de Acrelândia recebeu uma homenagem especial por sua colaboração ativa e contínua com o projeto. Representando o município, o prefeito Olavinho Boiadeiro foi agraciado com um livro comemorativo, que documenta as três décadas de trajetória, conquistas e os milhares de atendimentos realizados pelo Projeto Cidadão em todo o Acre. O Projeto Cidadão é reconhecido como uma das mais importantes ferramentas de inclusão social do Poder Judiciário acreano, oferecendo desde a emissão de documentos básicos até a celebração de casamentos coletivos. Em Acrelândia, a parceria com a gestão municipal tem sido fundamental para garantir a logística e o suporte necessários para que essas ações alcancem as famílias da zona urbana e rural. Ao receber a homenagem, o prefeito Olavinho Boiadeiro reafirmou o empenho da gestão em manter as portas abertas para iniciativas de grande alcance social. A solenidade de 30 anos não apenas celebrou o passado, mas também serviu para fortalecer os laços para o futuro. O TJAC destacou que o sucesso da iniciativa depende diretamente da sensibilidade dos gestores municipais, que compreendem a importância de descentralizar os serviços públicos. Com a homenagem, Acrelândia consolida-se como um parceiro estratégico na promoção da cidadania, inclusão e justiça social, garantindo que o cidadão acrelandense seja sempre a prioridade máxima das ações integradas entre as instituições.
- Prefeitura de Acrelândia promove palestra sobre Fevereiro Roxo e Laranja na UBS Cícero Batista
A Prefeitura de Acrelândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma breve palestra na UBS Cícero Batista em alusão à campanha Fevereiro Roxo e Laranja, voltada à conscientização sobre Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia. O momento contou com um relato pessoal da auxiliar de saúde bucal Raimunda, que convive há anos com a fibromialgia, compartilhando sua experiência e reforçando a importância da empatia, do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo com a saúde. A ação reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção da informação, do acolhimento e do cuidado humanizado, fortalecendo a Atenção Básica e incentivando a população a buscar acompanhamento e qualidade de vida.
- Acrelândia amplia acesso ao Implanon durante Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência
A Prefeitura de Acrelândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ontem, dia 03 de fevereiro, na Unidade Básica de Saúde Norton Vitorino Bohen, a implantação do método contraceptivo Implanon, juntamente com a SESACRE, que disponibilizou o método e profissionais qualificados para a capacitação de médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde de Acrelândia. A ação integra as atividades alusivas à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, reforçando a importância da ampliação do acesso à informação, do planejamento reprodutivo e do fortalecimento da atenção à saúde. Ao todo, foram realizadas 54 aplicações do método. Como continuidade, a Secretaria Municipal de Saúde dará seguimento ao programa, com a realização das inserções do Implanon em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
- Capacitação sobre Glucantime no combate à Leishmaniose na UBS Zulmira Garcia Rodrigues
A Prefeitura de Acrelândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um treinamento com a equipe médica da zona rural, região que concentra o maior número de casos de leishmaniose, sobre a técnica de aplicação intralesional da Glucantime, na UBS Zulmira Garcia. A capacitação foi ministrada pelo médico Arthur Dias, com foco na padronização e segurança do método, garantindo um tratamento mais eficaz aos pacientes. Com essa etapa, a Secretaria Municipal de Saúde conclui a capacitação de todos os médicos das Unidades Básicas de Saúde de Acrelândia, fortalecendo o enfrentamento à leishmaniose e a qualidade da assistência prestada à população.
- Prefeitura de Acrelândia intensifica ações para o controle de pombos na cidade
Atendendo à recomendação do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), a Prefeitura de Acrelândia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou uma reunião intersetorial para discutir e definir estratégias de controle da população de pombos, especialmente nas unidades escolares do município. O encontro, liderado pelo secretário Mauro Ramalho, contou com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Vigilância Sanitária, além da Câmara Municipal, Casa Civil e IBAMA. O objetivo foi buscar alternativas eficazes, responsáveis e ambientalmente adequadas, visando reduzir os riscos à saúde pública. De acordo com o MP-AC, a preocupação se deve ao crescimento da população dessas aves, que pode ocasionar problemas sanitários e transmissão de doenças. A Prefeitura reafirma seu compromisso com a saúde, segurança e bem-estar da população acrelandense.
- Janeiro Roxo: UBS Norton Bohen Vitorino promove palestra sobre prevenção e combate à hanseníase em Acrelândia
A Prefeitura de Acrelândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue fortalecendo as ações de promoção e prevenção em saúde no município. A equipe da Unidade Básica de Saúde Norton Bohen Vitorino realizou uma palestra educativa com foco na campanha Janeiro Roxo, mês de conscientização e combate à hanseníase. A ação teve como objetivo orientar a população sobre os principais sinais e sintomas da doença, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento gratuito disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a interrupção da transmissão e para a redução do estigma relacionado à hanseníase. A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal e das equipes de saúde em promover informação, prevenção e cuidado contínuo à população, fortalecendo as ações de saúde pública e garantindo mais qualidade de vida para todos.
- Prefeitura de Acrelândia firma parceria com DERACRE para reforço da infraestrutura municipal
A Prefeitura Municipal de Acrelândia informa que o prefeito Olavinho Boiadeiro, juntamente com o secretário municipal de Obras, Gildésio, recebeu representantes do DERACRE para a assinatura do termo de compromisso referente à cessão de duas máquinas do Governo do Estado ao município. A iniciativa fortalece a cooperação entre o Estado e o Município, contribuindo para a melhoria dos serviços de infraestrutura e atendendo às demandas da população de Acrelândia. A gestão municipal segue empenhada em firmar parcerias que promovam o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade.
- Nova sede da Associação de Mães Atípicas marca avanço histórico em Acrelândia
A Associação de Mães Atípicas de Acrelândia (AMAA) viveu um momento histórico com a inauguração oficial de sua sede própria, no antigo prédio da Câmara Municipal, cedido para a entidade. A conquista representa um importante avanço na promoção da inclusão, do acolhimento e do acesso a atendimentos especializados para crianças atípicas e suas famílias no município. Criada a partir de um grupo de WhatsApp formado por mães em busca de apoio e informação, a AMAA se fortaleceu ao longo do tempo e se transformou em associação, com o objetivo de garantir atendimentos terapêuticos dentro de Acrelândia, reduzindo deslocamentos e promovendo mais qualidade de vida às famílias. A Prefeitura de Acrelândia teve papel fundamental nesse processo, apoiando a reforma e estruturação do espaço e firmando, no dia da inauguração, um termo de cooperação com a associação. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o município irá disponibilizar profissionais como fisioterapeuta, psicóloga, fonoaudióloga e serviços gerais, possibilitando que os atendimentos ocorram na própria sede da AMAA. A presidente da associação, Sandra de Lima da Silva, destacou que a inauguração simboliza anos de luta, união e persistência. A AMAA tem como missão fortalecer políticas públicas, combater o preconceito, incentivar o diagnóstico precoce e ampliar ações de inclusão, inclusive no ambiente escolar. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e representantes do poder público, reforçando o compromisso coletivo com a causa. Com as portas abertas, a AMAA segue convidando toda a comunidade a contribuir, com o objetivo de transformar Acrelândia em referência no cuidado e no acolhimento às famílias atípicas.
- Ordem de Serviço assinada para Educação e Infraestrutura
A Prefeitura Municipal de Acrelândia deu um passo histórico nesta data com a assinatura da Ordem de Serviço para a retomada da obra da quadra coberta da Escola Novo Horizonte. A obra, que estava paralisada desde 2016 em razão de falhas na execução do projeto, agora será retomada após um trabalho técnico e administrativo de anos para destravar, repactuar e viabilizar a licitação, garantindo segurança jurídica e qualidade na execução. A retomada será realizada por meio de convênio com o FNDE, com complementação de recursos próprios do município e da Educação, reafirmando o compromisso da gestão com o fortalecimento da infraestrutura escolar. A Prefeitura agradece a todos os parceiros que contribuíram para que este momento se tornasse realidade: o ex-secretário Ailton, a ex-engenheira Thalita, o ex- secretário de Educação Nilson, Fátima, Gabriel, o engenheiro Lucas, o secretário de Planejamento Jefferson Pontes, Elias Patrício Júnior, a CPL, além de todos os servidores envolvidos nesse processo. Destacamos também o apoio permanente da Casa Legislativa, que sempre esteve ao lado do Executivo na busca por recursos e investimentos em prol do povo acrelandense. A gestão acredita que o secretário de Educação, Vilson, acompanhará de perto a execução da obra, assegurando que a quadra da Escola Novo Horizonte seja finalmente entregue à comunidade escolar.
- Prefeitura de Acrelândia realiza obra de infraestrutura na Rua Atalaia
A Rua Atalaia, em Acrelândia, está recebendo uma obra completa de infraestrutura que contempla serviços de terraplanagem, construção de calçadas e recuperação total com massa asfáltica. A iniciativa tem como objetivo garantir mais mobilidade, segurança e desenvolvimento para o município. Os trabalhos estão sendo realizados com investimento superior a R$ 951 mil, viabilizado por meio de emenda parlamentar do senador Alan Rick. A execução é conduzida pela Prefeitura de Acrelândia, sob a gestão do prefeito Olavinho Boiadeiro e do vice-prefeito Eraides. Com esta ação, a administração municipal reforça o compromisso de promover mais qualidade de vida e impulsionar o progresso da cidade.
- Convite: Telão da Saúde Mental
A Prefeitura de Acrelândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convida a população acrelandense para participar de um momento especial em alusão ao Janeiro Branco, mês dedicado à promoção da saúde mental e emocional. 🗓️ 21 de janeiro 📍 Pavilhão da Igreja Católica Será exibido um filme que ajuda a compreender emoções como ansiedade, medo, insegurança e frustração, mostrando que esses sentimentos fazem parte da vida e precisam ser acolhidos e cuidados. A atividade promove educação emocional, facilita o diálogo entre crianças, adolescentes e famílias, e reforça a importância da empatia, do autocuidado e da busca por apoio quando necessário.
- A Prefeitura de Acrelândia celebra mais uma grande conquista para o nosso município!
Acrelândia passa a ser oficialmente reconhecida como a Cidade do Café com Leite do Estado do Acre, por meio da Lei nº 4.673/2025, valorizando nossa vocação econômica, cultural e agrícola. Somos destaque por abrigar uma das maiores bacias leiteiras do estado, contar com mais de 5 milhões de pés de café plantados e por sermos o primeiro município do Acre a cultivar o café clonal, fortalecendo a produção rural e gerando desenvolvimento. Esse reconhecimento reforça o orgulho do nosso povo e poderá ser utilizado em ações institucionais, turísticas e culturais, promovendo ainda mais o nome de Acrelândia. Prefeitura de Acrelândia Trabalhando por uma cidade que cresce com força e identidade.
- Novo padrão nacional de Nota Fiscal avança, mas sistemas locais permanecem ativos para usuários Betha e e-Nota
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) passa por um processo de padronização em conformidade com a Lei Complementar nº 214/2025. A legislação, que visa unificar a base de dados tributários e eliminar divergências fiscais em todo o território nacional, estende as diretrizes de modernização para todas as categorias empresariais e prestadores de serviços, indo além dos Microempreendedores Individuais (MEI). É fundamental esclarecer que, para os contribuintes e entidades do Estado do Acre que já utilizam sistemas próprios homologados, como o e-Nota ou Nota Fly da Betha Sistemas, a operação continua inalterada. Essas plataformas permanecem plenamente autorizadas e integradas às novas exigências federais. Portanto, se você já emite suas notas por esses sistemas, não deve migrar para o Portal Nacional, mas sim manter sua rotina de emissão habitual. Para os demais casos onde a adesão direta ao padrão nacional for necessária, o Portal de Gestão NFS-e da Receita Federal servirá como canal oficial, exigindo credenciais Gov.br para garantir a segurança das transações. A coexistência dos sistemas visa garantir uma transição segura, sem interrupção no faturamento das empresas locais. Em caso de dúvida sobre qual ambiente utilizar, a orientação expressa é contatar imediatamente o setor de tributação do município antes de realizar qualquer alteração cadastral. Acesse (apenas se não utilizar sistemas Betha/e-Nota): Portal Nacional https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional/ E-book https:// www.gov.br/nfse/pt-br/ebook-cadastramento-e-emissao-nfs-e-ago-2023.pdf Vídeos: Cadastro no Portal https://www.youtube.com/watch?v=jCf0QQ4n7xc Emissão via Web https://www.youtube.com/watch?v=Oxf-l9-Mh1o Emissão via App https://www.youtube.com/watch?v=Z152-eXvOMA
.png)





















