+55 68 3235-1332
Olá, bem-vindo a Acrelândia!
Prefeito Graia Caetano (União Brasil)
Acrelândia, maior produtor de
café e grãos do Estado do Acre
Você está em: Início > Busca Avançada
Resultados da Pesquisa
2234 resultados encontrados com uma busca vazia
- Prefeitura de Acrelândia promove roda de conversa sobre prevenção à saúde no Março Lilás
A Prefeitura de Acrelândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira uma roda de conversa na Unidade Básica de Saúde (UBS) Norton Vitorino Bohen. A atividade, organizada pela equipe da unidade, fez parte da programação do Março Lilás, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer do colo do útero. O encontro proporcionou um espaço de diálogo e troca de informações com os usuários, reforçando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos cuidados contínuos com a saúde da mulher. Além do tema central, a roda de conversa também abordou questões relacionadas à saúde do homem, com destaque para o câncer de próstata e a relevância dos exames preventivos. Os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da telemedicina e receber orientações sobre acompanhamento médico. A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso à informação e fortalecer as ações de promoção e prevenção em saúde. Ao aproximar os serviços da população, a Prefeitura busca garantir mais cuidado, qualidade de vida e bem-estar para os acrelandenses. Galeria de fotos:
- Manutenção e Recapeamento em andamento!
A Secretaria de Obras, em parceria com a Prefeitura Municipal, segue trabalhando para melhorar a infraestrutura da nossa cidade. Desta vez, os serviços de manutenção e recapeamento estão sendo realizados na Rua Alvorada do Norte, garantindo mais qualidade, segurança e mobilidade para os moradores. A ação é realizada através de emenda destinada pelo deputado Roberto Duarte, fortalecendo o desenvolvimento do município. Galeria de fotos:
- Acrelândia recebe capacitação do PNI para fortalecer ações de imunização
Durante três dias, Acrelândia foi palco de uma importante capacitação promovida pela equipe estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O treinamento reuniu vacinadores e profissionais da rede municipal de saúde, com foco na atualização de conhecimentos, no fortalecimento das práticas de imunização e no alinhamento dos protocolos utilizados nas salas de vacinas. A iniciativa buscou aprimorar o trabalho das equipes locais, garantindo mais segurança, organização e qualidade no atendimento à população. Além disso, reforçou a relevância da vacinação como uma das principais estratégias de prevenção de doenças. Segundo os organizadores, a ação evidencia a importância da parceria entre o Governo do Estado e o município para o fortalecimento das políticas públicas de saúde. Com a qualificação contínua dos profissionais, Acrelândia avança na oferta de um serviço de imunização cada vez mais seguro e eficiente para seus moradores.
- Prefeitura de Acrelândia discute cooperação para estágio de estudantes de medicina
O prefeito Olavinho Boiadeiro recebeu nesta sexta-feira (13), em seu gabinete, representantes da Universidade Acadêmica Puerto Evo Juriel Costa Maia, da Bolívia, para discutir a possibilidade de estudantes de medicina realizarem estágio nas unidades de saúde do município. A reunião contou com a presença do engenheiro Fernando Yañez, responsável pela instituição, e de Judith Claudia Churqui Vera, da coordenação acadêmica. A proposta é firmar um acordo de cooperação entre a universidade e a Prefeitura de Acrelândia. Também participaram do encontro o presidente da Câmara de Vereadores, Dr. Vitor Martineli, e o secretário Astério, que destacou que a situação será analisada pelo setor jurídico para verificar a viabilidade legal da iniciativa. A proposta busca fortalecer a formação acadêmica dos estudantes e contribuir para o fortalecimento dos serviços de saúde oferecidos à população de Acrelândia. Prefeitura de Acrelândia — trabalhando com responsabilidade para fortalecer a saúde do município.
- Mais ruas sendo recuperadas em Acrelândia!
A Prefeitura de Acrelândia segue avançando nas melhorias da infraestrutura urbana. Teve início a recuperação de mais ruas no município, resultado do trabalho da gestão do prefeito Olavinho e do vice-prefeito graia, que buscaram recursos junto a parlamentares federais em Brasília. De acordo com o prefeito, o bom relacionamento entre o Executivo Municipal e os parlamentares têm garantido importantes investimentos para a cidade, fortalecendo o desenvolvimento e trazendo mais qualidade de vida para a população. Os serviços realizados nesta rua contam com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Roberto Duarte, que tem atendido às demandas do município em diferentes áreas. Moradores da região já demonstram satisfação com as melhorias, que contribuem para mais mobilidade, segurança e valorização dos bairros. Prefeitura de Acrelândia — trabalhando por uma cidade cada vez melhor para todos.
- Prefeitura de Acrelândia intensifica cronograma de limpeza urbana e retirada de entulhos em diversos bairros
Secretaria de Obras de Acrelândia 27 de fevereiro de 2026 A prefeitura de Acrelândia com o objetivo de garantir um ambiente mais seguro, higiênico e organizado para a população, a Prefeitura de Acrelândia, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, deu continuidade nesta semana ao cronograma intensivo de limpeza urbana. As equipes de campo, auxiliadas por máquinas pesadas e caminhões, estão atuando na remoção de entulhos, capina e desobstrução de vias públicas. A ação faz parte de um planejamento estratégico da gestão municipal para manter a cidade limpa, prevenindo o acúmulo de resíduos que possam atrair animais peçonhentos ou se tornarem focos de doenças, como a Dengue. Além do aspecto sanitário, o serviço melhora significativamente a trafegabilidade e a estética dos bairros atendidos. A utilização de maquinário específico, como retroescavadeiras e caçambas, tem permitido que o trabalho avance com rapidez, cobrindo áreas extensas em menos tempo. Segundo a Secretaria de Obras, a meta é percorrer todos os setores do município de forma cíclica, garantindo que nenhum bairro fique desassistido. O compromisso da administração do prefeito Olavinho Boiadeiro é proporcionar mais qualidade de vida aos acrelandenses. A manutenção constante dos espaços públicos reflete o respeito da gestão com o contribuinte e o zelo com o patrimônio municipal. A Secretaria de Obras informa que o cronograma seguirá ao longo das próximas semanas, priorizando os pontos críticos e atendendo às solicitações da comunidade conforme a capacidade logística das equipes.
- Conselheiros de entidades de Acrelândia tomam posse para novo mandato
A Prefeitura de Acrelândia realizou a cerimônia de posse dos conselheiros representantes das entidades da sociedade civil, que atuarão pelos próximos dois anos nos conselhos municipais. O ato contou com a presença do prefeito Olavinho Boiadeiro, do secretário de Administração Astério, além de representantes da assessoria jurídica do Conselho Estadual de Saúde. Durante a cerimônia, o prefeito destacou a importância dos conselhos para a gestão pública, ressaltando que os conselheiros exercem um papel fundamental na participação social, acompanhamento e fiscalização das ações da administração municipal. Os novos conselheiros empossados passam agora a contribuir diretamente com o fortalecimento das políticas públicas e com a construção de uma gestão cada vez mais transparente e participativa em Acrelândia.
- Mulheres de Acrelândia são homenageadas em ação especial pelo Dia Internacional da Mulher
O mês de março é marcado por celebrações dedicadas às mulheres, e em Acrelândia não foi diferente. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Prefeitura Municipal, promoveu uma ação especial voltada às mulheres atendidas pelos programas sociais do município. Durante o evento, as participantes receberam cuidados de beleza como corte de cabelo e maquiagem, além de participarem de um animado sorteio de brindes. A iniciativa buscou valorizar e reconhecer a importância das mulheres na comunidade, oferecendo momentos de autoestima, acolhimento e celebração. A ação reforça o compromisso da gestão municipal em apoiar e cuidar das mulheres acrelandenses, destacando o papel fundamental que elas desempenham na sociedade.
- Acrelândia se destaca na alfabetização e recebe reconhecimento em seminário educacional
Durante o 1º Seminário de Boas Práticas de Acrelândia, realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Educação, o articulador do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, professor Antônio de Sá (Professor Toin), destacou a importância do apoio da gestão municipal para os avanços da educação no município. Na ocasião, o professor ressaltou que a gestão do prefeito Olavinho e do vice-prefeito Graia tem sido fundamental para fortalecer as políticas educacionais e garantir melhores resultados no ensino. O seminário também marcou um momento de grande orgulho para o município: Acrelândia conquistou o 3º lugar entre os 22 municípios do Acre, com uma das melhores avaliações em alfabetização de crianças e jovens, dentro do Programa do Governo Federal Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Esse reconhecimento reforça o compromisso da gestão municipal, juntamente com educadores e toda a comunidade escolar, em investir na educação e garantir um futuro melhor para as crianças. A Prefeitura de Acrelândia segue trabalhando para fortalecer cada vez mais a educação no município.
- Final do Campeonato Municipal marca reinauguração do Estádio Clóvis Moretti em Acrelândia
No dia 7 de março, Acrelândia viveu uma noite especial para o esporte municipal com a grande final do Campeonato Municipal de Futebol, realizada no Estádio Municipal Clóvis Moretti, que também foi oficialmente reinaugurado após reforma. A decisão foi disputada entre as equipes Barcelona e Fazenda Redenção, em uma partida que reuniu torcedores, atletas e autoridades locais, celebrando o fortalecimento do esporte no município. O Barcelona conquistou o 9º título do Campeonato Municipal, consolidando sua história na competição e levantando mais uma vez a taça de campeão. A equipe Fazenda Redenção ficou com o vice-campeonato, após uma grande campanha ao longo do torneio. A noite também foi marcada pela reinauguração do Estádio Municipal Clóvis Moretti, que passou por reforma realizada por meio de emenda parlamentar da ex-deputada federal Mara Rocha, investimento que contribui para oferecer mais qualidade e estrutura para o esporte em Acrelândia. Estiveram presentes na cerimônia a ex-deputada Mara Rocha, Gabriel, representante da instituição Léo Moura, além de secretários municipais e autoridades locais, reforçando o compromisso com o incentivo ao esporte e à valorização dos atletas do município. A Prefeitura de Acrelândia segue trabalhando para fortalecer o esporte, promover eventos que integrem a comunidade e oferecer cada vez mais estrutura para o desenvolvimento esportivo da nossa cidade.
- Acrelândia empossa novos membros do Conselho Municipal de Saúde
A Prefeitura de Acrelândia, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, participou da cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Acrelândia, reforçando o compromisso com a participação popular e o fortalecimento do controle social nas decisões da saúde pública do município. O momento também contou com a participação do assessor jurídico do Conselho Estadual de Saúde, Diego Góes Nunes. Durante o encontro, foram empossados os conselheiros que terão a importante missão de acompanhar, discutir e contribuir na construção de políticas públicas voltadas para a melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população. A atuação do Conselho é fundamental para garantir diálogo entre gestão, trabalhadores da saúde e comunidade, fortalecendo ações que promovam uma saúde cada vez mais eficiente e participativa em Acrelândia.
- Trabalho não para!
A Secretaria de Obras segue realizando serviços de recuperação nos pontos críticos do Ramal do 8 do Granada, garantindo melhores condições de trafegabilidade para os moradores da região. Seguimos trabalhando para melhorar o acesso e a qualidade de vida da nossa população. Mais infraestrutura Mais mobilidade Mais compromisso com a comunidade
- Saúde de Acrelândia recebe consultoria técnica do COSEMS/AC para fortalecer a Atenção Primária
A Prefeitura de Acrelândia através da Secretaria Municipal de Saúde deu um passo importante na consolidação das suas políticas públicas nesta semana. O município recebeu a visita técnica de Mariana Uchôa apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (COSEMS/AC) para a 1ª Região de Saúde que engloba as bacias do Baixo Acre e Purus. O foco central do encontro foi o diagnóstico e o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde que funciona como a principal porta de entrada do cidadão acrelandense ao SUS. Durante a reunião de trabalho a secretária municipal de saúde Fernanda Menezes e sua equipe técnica realizaram uma imersão nos novos modelos de gestão. A pauta incluiu a análise detalhada dos sistemas de informação que são essenciais para o monitoramento de indicadores de saúde e para garantir que os repasses de verbas federais cheguem corretamente ao município. A correta alimentação desses sistemas permite que a secretaria identifique quais bairros e comunidades rurais precisam de maior atenção imediata. Um dos pilares discutidos foi o PlanificaSUS uma metodologia que busca organizar o atendimento de forma integrada. O objetivo é garantir que o paciente não fique perdido no sistema mas que receba um fluxo contínuo de cuidado desde a consulta na Unidade Básica de Saúde até o atendimento especializado. Somado a isso a discussão sobre a segunda fase do curso de Manejo Clínico das Condições Crônicas prepara os profissionais da linha de frente para lidarem com doenças de longo prazo como diabetes e hipertensão de forma muito mais eficaz e humana. O encontro também serviu para ajustar os protocolos do Programa Mais Médicos e debater o novo modelo de financiamento da Atenção Primária. Com as mudanças nas regras nacionais de distribuição de recursos Acrelândia se antecipa para garantir que nenhum serviço seja interrompido e que novas melhorias possam ser custeadas. Essa iniciativa reforça o compromisso da atual gestão municipal em tratar a saúde não apenas como um serviço básico mas como um sistema em constante evolução para proteger a vida de cada morador de Acrelândia.
- Estádio Clóvis Morett se prepara para brilhar: Instalação de novos refletores entra em fase final
O esporte em Acrelândia está prestes a ganhar um novo capítulo. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras e em parceria com a empresa RC Eletricidade, está avançando a passos largos na modernização da iluminação do Estádio Clóvis Morett. A instalação dos novos refletores faz parte do cronograma de revitalização total da praça esportiva, preparando o local para sua grande reinauguração. A nova iluminação não é apenas uma melhoria estética; ela garante que o estádio tenha padrões técnicos adequados para a realização de partidas noturnas, ampliando as possibilidades de horários para torneios locais e eventos regionais. A equipe técnica trabalha com rigor na fixação e no cabeamento dos equipamentos para garantir segurança e máxima eficiência luminosa. O prefeito Olavinho Boiadeiro destacou que a entrega do estádio é uma prioridade da gestão para incentivar a prática esportiva entre jovens e adultos. Em breve, a Prefeitura divulgará a data oficial da reinauguração, que promete ser um marco para o esporte acrelandense.
- Acrelândia Fortalece Rede de Proteção à Mulher em Parceria com a Patrulha Maria da Penha
Patrulha Maria da Penha Acrelândia 3 de março de 2026 Com o objetivo de aprimorar as políticas de segurança e acolhimento feminino, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Acrelândia recebeu, nesta semana, uma visita institucional estratégica da equipe da Patrulha Maria da Penha, vinda de Rio Branco. O encontro, conduzido pela secretária de Assistência Social, Clemilda, serviu como uma plataforma de alinhamento e fortalecimento das ações de proteção no município. Durante a reunião, foram trocadas informações vitais e experiências práticas sobre o funcionamento da rede de proteção, consolidando a integração entre as esferas estadual e municipal. A iniciativa foca no aperfeiçoamento das estratégias de prevenção e no enfrentamento direto à violência doméstica. Segundo a secretária Clemilda, esse intercâmbio é fundamental para garantir que as vítimas recebam o suporte adequado e que a rede de atendimento funcione de forma ágil. Atualmente, o município conta com o Organismo de Políticas para as Mulheres (OPM), que atua em conjunto com a rede socioassistencial. O órgão é responsável por oferecer: -Suporte psicossocial e acompanhamento especializado; -Encaminhamentos jurídicos e assistenciais; -Monitoramento de mulheres em situação de vulnerabilidade. A Prefeitura de Acrelândia reafirma seu compromisso com a dignidade da mulher, investindo no trabalho em rede e na capacitação contínua de suas equipes. O fortalecimento dessas parcerias institucionais é mais um passo para assegurar que o município seja um ambiente cada vez mais seguro e justo para todas.
- A Prefeitura de Acrelândia, através da Secretaria Municipal de Obras, deu início a um importante projeto na Rua Maria Soares Rocha.
Secretaria Municipal de Obras 5 de março de 2026 A gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras, deu o pontapé inicial em um cronograma de melhorias estruturais que promete transformar a mobilidade na Rua Maria Soares Rocha. O projeto, dividido em duas etapas estratégicas, visa garantir segurança aos pedestres e modernizar o tráfego de veículos na região. Atualmente, as equipes de obras estão concentradas na Etapa 1, que consiste na construção de calçadas padrão. O novo passeio público está sendo planejado para oferecer acessibilidade plena e um trajeto seguro para os moradores, eliminando obstáculos e padronizando a via urbana. De acordo com a Secretaria de Obras, a prioridade neste momento é assegurar que o pedestre tenha um espaço digno e protegido antes do início das intervenções pesadas no leito da rua. Assim que a construção das calçadas for concluída, a prefeitura dará início imediato à Etapa 2, que compreende a pavimentação completa da via. Esta fase é aguardada com expectativa pela comunidade local, pois deve reduzir a poeira e o lamaçal, valorizando os imóveis e facilitando o escoamento do trânsito. A iniciativa faz parte de um plano de metas da Prefeitura de Acrelândia para recuperar e modernizar a infraestrutura urbana do município. A Prefeitura orienta os moradores e motoristas que trafegam pelo local para que fiquem atentos à sinalização e às máquinas em operação, garantindo a segurança de todos durante o período de obras.
- Educação de Acrelândia brilha: Município conquista 3º lugar em Alfabetização no Acre
Secretaria Municipal da Educação 5 de março de 2026 Em um momento histórico para a educação municipal, a Prefeitura de Acrelândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), realizou o 1º Seminário de Boas Práticas. O evento não foi apenas um encontro pedagógico, mas uma grande cerimônia de reconhecimento aos profissionais que colocaram o município em posição de destaque no cenário estadual. A homenagem reuniu professores e gestores que estão na linha de frente do ensino. O prefeito Olavinho Boiadeiro e o secretário de Educação, Professor Vilson, fizeram questão de entregar pessoalmente as honrarias, destacando que o sucesso das políticas públicas só é possível graças ao empenho individual de cada educador dentro da sala de aula. O grande motivo de celebração é o desempenho de Acrelândia no programa federal “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”. O município alcançou a expressiva marca de 3º lugar entre os 22 municípios do Acre.l. O evento reforçou a importância do diálogo e do compartilhamento de estratégias que deram certo nas escolas locais. A cobertura completa do seminário contou com a gravação, edição e locução de Almir Flores, registrando os sorrisos e a gratidão dos profissionais homenageados.
- Investimento Histórico: Prefeitura de Acrelândia assina Ordens de Serviço para pavimentação de 15 vias urbanas
Prefeito de Acrelândia: Olavinho Boiadeiro 27 de fevereiro 2026 Em um ato que marca um novo ciclo de investimentos na infraestrutura local, a Prefeitura de Acrelândia oficializou a assinatura das Ordens de Serviço para obras de pavimentação e recuperação de vias públicas. Ao todo, 15 ruas do município serão beneficiadas, totalizando um investimento superior a R$ 5,4 milhões, fruto de parcerias com a bancada federal. A iniciativa visa solucionar problemas históricos de trafegabilidade, garantindo mais segurança para motoristas, pedestres e valorizando os bairros contemplados. O pacote de obras faz parte do plano de modernização urbana da gestão do prefeito Olavinho Boiadeiro. Um dos principais destaques do pacote é a pavimentação total da Avenida Maria Soares Rocha, popularmente conhecida como a via da Portelinha. Com recursos destinados pelo Senador Petecão, no valor aproximado de R$ 2 milhões, a via receberá infraestrutura completa em toda a sua extensão, atendendo a um anseio antigo da comunidade local. Além da avenida principal, outras 14 ruas de Acrelândia receberão intervenções. Através de emenda parlamentar do Deputado Federal Roberto Duarte, na ordem de R$ 3,4 milhões, a prefeitura executará obras de pavimentação e recuperação em trechos estratégicos. O foco desta etapa é a correção de pontos críticos que atualmente comprometem a segurança e o tráfego de veículos. Para o prefeito Olavinho Boiadeiro, a assinatura destas ordens de serviço reafirma o compromisso da gestão em buscar recursos que se transformem em benefícios reais para a população.
- Prefeitura de Acrelândia e Tribunal de Justiça alinham parcerias para fortalecer ações sociais no município
Prefeitura de Acrelândia e Tribunal de Justiça 27 de fevereiro de 2026 Com o objetivo de ampliar o alcance de projetos voltados à cidadania e aos direitos fundamentais, a Prefeitura Municipal de Acrelândia realizou, nesta quarta-feira (11), uma reunião estratégica com representantes do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). O encontro serviu para alinhar o cronograma de ações integradas e fortalecer as iniciativas que beneficiam diretamente a comunidade local. A reunião de trabalho contou com a participação de secretários municipais, servidores das pastas sociais e técnicos do Judiciário. A pauta central foi a otimização de serviços essenciais que dependem da colaboração mútua entre o município e o Tribunal, garantindo que programas de grande impacto social continuem operando com eficiência em Acrelândia. A gestão municipal tem priorizado o diálogo com as instituições para descentralizar o acesso à justiça e à cidadania. Para a administração, manter parcerias sólidas com o TJAC é o caminho mais curto para levar dignidade a quem mais precisa. Durante a reunião, foram discutidos ajustes logísticos e o suporte necessário para o desenvolvimento de programas já consolidados, além da possibilidade de novas frentes de atendimento que visam a inclusão e o amparo social. A parceria reafirma o compromisso de Acrelândia em ser um elo facilitador para as ações do Judiciário, assegurando que o suporte institucional chegue tanto à zona urbana quanto às áreas rurais, fortalecendo a rede de proteção e apoio aos acrelandenses. Com este alinhamento, a Prefeitura reforça sua transparência e empenho em buscar soluções conjuntas para os desafios sociais, mantendo o município como referência em cooperação institucional no estado.
.png)





















