A primeira cidade planejada do Acre foi elevada à categoria de município através da lei estadual n° 1.025, de 28 de abril de 1992, criado a partir do desmembramento de partes dos municípios de Plácido de Castro e Senador Guiomard.

Com o slogan de a Princesinha do Acre, Acrelândia alcançou um grande desenvolvimento agrícola e teve um aumento populacional significativo proveniente de migrações recentes oriundas do centro-sul e sul do Brasil, mas ainda é um município que está em fase de crescimento nas áreas de educação, saúde, agricultura e infraestrutura, como todo o Estado do Acre.
Parabéns Acrelândia, 28 anos de luta e história.
Acrelândia do meu coração
Vinte e oito anos se passaram, Desde a tua emancipação, A tua história é tão linda, Que nos enche de emoção. Lembramos com muito carinho Dos nossos bravos guerreiros, Que deixaram seus Estados, Se tornando nossos pioneiros. Cheios de fé e coragem Começaram a desbravar, E a nossa querida Acrelândia Começava a despontar. Estes grandes baluartes Que cravaram seus nomes na história Alguns deles permanecem entre nós Outros já descansam na glória. Em todos os teus aniversários Teu povo comemorava Com muito sertanejo e forró Até que o sol raiava. Infelizmente este ano Não terá comemoração, Pois veio um vírus da China Causando mortes aos montão, Não permitindo nossa linda festa No nosso tradicional calçadão. Mas Acrelândia é valente Vai superar esta pandemia, Aqui não vai morrer ninguém Pois o povo em Deus confia Ano que vem celebraremos Todos com muita alegria.
Autor: Estêvão Ferreira