Agentes de endemias intensificam os trabalhos no combate à dengue e Prefeitura de Acrelândia pede que a população também ajude a combater o mosquito da dengue mantendo os cuidados em casa

Com a chegada do inverno na região amazônica os cuidados com o mosquito da dengue têm que ser dobrados, as chuvas que acontecem entre os meses de janeiro e março ajudam no acúmulo de água em latas, embalagens, pneus, vasos de plantas, garrafas e copos plásticos, caixas d’água e cisternas descobertas, entre outros.

A Prefeitura de Acrelândia e a Secretaria de Saúde está intensificando os trabalho no combate contra a dengue, o líder do Prefeito na câmara vereador Belmonte falou que esse trabalho que está sendo feito pelos agentes de Endemias tranquiliza mais os moradores mas lembra também que todos somos responsáveis pela prevenção da proliferação do mosquito da DENGUE, e segundo os agentes de Endemias confirmam que esse e um trabalho que deve ter também a participação de todos os cidadãos da cidade tendo os cuidados necessários para que o mosquito Aedes aegypti, responsável pela dengue, pela Zika e pela Chikungunya, não se reproduza em focos de água parada. Por isso, o melhor meio de prevenção é combater esses focos e evitar a reprodução do inseto.

Pacientes com dengue não podem tomar medicamentos à base de ácido salicílico e anti-inflamatórios (AAS ou ibuprofeno, por exemplo), porque são medicamentos que podem aumentar o risco de hemorragias. Os sintomas da dengue duram até 10 dias. Porém, a fadiga pode persistir por semanas, e é uma das principais queixas dos pacientes que contraem a doença.