• Prefeitura de Acrelândia

Acrelândia o município mais promissor do Estado do Acre


O Município de Acrelândia localizado no Estado do Acre, foi a primeira cidade planejada do Estado, elevada a categoria de município através da lei estadual n.º 1.025, de 28 de abril de 1992, criado a partir do desmembramento de partes dos municípios de Plácido de Castro e Senador Guiomard, no governo do saudoso governador Edmundo Pinto, tinha como slogan ser a Princesinha do Acre, Acrelândia alcançou um grande desenvolvimento agrícola e tem um aumento populacional significativo proveniente de migrações oriundas do centro-sul e sul do Brasil.



O prefeito Olavinho Boiadeiro, formou uma equipe de técnicos competentes, e defende a transparência dos gastos com o dinheiro público, como objeto de informação nas escolas, nas igrejas, nas associações de moradores, agricultores, no comércio em geral, enfim, em todos os segmentos da sociedade, conforme parâmetros e critérios com vista à atender as Leis que norteiam a Transparência Pública, e determinou a ampliação da participação popular nas tomadas de decisão e a implantação de um programa de integridade para combater a corrupção.


Visando ampliar a participação popular e evitar problemas de falta de transparência e corrupção em seu governo, trouxe cursos e palestras para os secretários e servidores, para que todos pudessem entender a relevância no âmbito da gestão municipal, aspectos essenciais nas contratações de serviços, compra de sistemas e outros gastos com dinheiro público, devendo ser sempre destacado os princípios constitucionais que regem a administração pública (LIMPE): Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.


Assim, convidou o técnico do TCU, Dr. Jorge, para palestrar a equipe da gestão sobre o programa de integridade na gestão municipal. Além de dotar a administração de uma ferramenta importante para o combate a corrupção, ainda editou o decreto nº 062/2021 que criou o Conselho de Fiscalização Participativa/COMFIPA.


Busca de novos investimentos para Acrelândia

“Acrelândia está de braços abertos para empresários que quiserem trazer investimentos a Acrelândia, seremos parceiros e teremos incentivos atrativos”

A atual administração deseja trazer novas empresas para Acrelândia. Visando cumprir esse desejo o atual prefeito determinou ao chefe da Casa Civil e secretário de administração e finanças, Nésio Carvalho, para montar uma equipe de técnicos para elaborar um plano estratégico e de incentivos para atrair esse investimentos. De acordo com a gestão municipal, as empresas procuram por cidades que ofereçam a infraestrutura necessária e adequada, como clima, solo, tratamento de água, rede de esgoto, estradas, energia elétrica, distrito industrial, estação rodoviária com ônibus para a capital e internet.

Em menos de um mês de gestão, a gestão está buscando parceria com o governo federal, estadual, órgãos da segurança pública, Ieptec, Sebrae, Fieac, Senar, TCE e MPE, para garantir que os empresários escolham investir em Acrelândia. As empresas e indústrias escolhem onde irão abrir suas filiais pela localização, preferem estar perto de aeroportos, estradas e rodovias que interligam os Estados, que passam entre grandes polos industriais ou que levam aos portos, ponto fundamental na escolha do município que irá implantar o empreendimento, e Acrelândia é o local ideal, centralizado num dos pontos mais estratégicos e de excelente logística.


Nesio Carvalho, que está a frente do trabalho de atrair os investimentos para o município em conjunto com o prefeito Olavinho, informou que o planejamento estratégico está levando em consideração os aspectos mais importantes que são a mão de obra qualificada e internet. De acordo com o gestor, as empresas, antes de escolherem onde abrirão novas fábricas e filiais, procuram se informar se a mão de obra da região irá atender suas necessidades, nesse caso, é preciso se antecipar e procurar por parcerias com escolas profissionalizantes para formar essa mão de obra, e o município vem conversando com o Ieptec, Sebrae e outros parceiros. Olavinho informou que sua equipe está levantando todo o tipo de apoio que Acrelândia e o Governo do Estado do Acre podem ofertar a curto, médio e longo prazo as empresas e os profissionais que aqui desejam se instalar. Está sendo levado em consideração todas as variáveis, como: se há hotéis, hospitais, escolas, shoppings ou áreas de lazer no município ou em uma cidade ao redor. Afinal, a empresa ou indústria terá empresários que virão de outras cidades e levam isso em consideração. Analisaremos ainda, observando a legalidade, até onde podemos ir com relação a incentivos como impostos, algumas cidades colocam o valor do ISS mais baixo que outras.


A administração trabalhará duro para que novas empresas se instalem na cidade, além de estar planejando uma carteira de obras de pequeno, médio e grande porte a serem implementadas durante o quadriênio de 2021-2024, para fortalecer a economia e gerar emprego e renda para os munícipes.


Galeria de Foto


0 comentário