• Prefeitura de Acrêlandia

Vice-prefeito Marquinhos recebe 204 toneladas de Calcário que serão distribuídos aos agricultores

O vice-prefeito Marquinhos (PSL) recebeu na manhã desta quarta, 16/07, um carregamento de Calcário e mais de 400 sacos de adubo que serão distribuídos aos agricultores do município de Acrelândia. São 204 (duzentos e quatro) toneladas de calcário e 418 sacos de adubo.

Ouça a entrevista do vice-prefeito ao jornalista Adriano Mendes, clique aqui.


Na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, o vice-prefeito, acompanhou o descarregamento de calcário. O minério foi adquirido por intermédio de emenda parlamentar do ex-Deputado Federal, Cesar Messias.


Maquinhos explicou que no ano de 2018, esteve na capital federal (Brasília/DF) acompanhado do líder do prefeito, Vereador Rozeno, em busca de emenda parlamentar do deputado federal Cesar Messias, para que este, pudesse alocar recursos afim de que o município pudesse adquirir o calcário para contribuir com os agricultores da cidade e melhorar o plantio e colheita dos produtos e remover a acidez da terra.


Marquinhos teceu comentários sobre o momento de forma muito feliz e positiva.

"Estou feliz em receber esse carregamento de calcário e adubo em nossa cidade. Quero agradecer o prefeito Ederaldo Caetano que não mediu esforços para chegada desse Calcário em Acrelândia para contribuir especialmente para a produção de Café e Maracujá, e ao nosso ex-deputado federal Cesar Messias pela destinação da emenda parlamentar e o vereador Rozeno, parceiro de primeira hora. Quem ganha com nossas ações é o povo e os agricultores", afirmou o vice-prefeito.

Já o vereador Rozeno disse

"Muito contente pelo nosso município conquistar essas 204 toneladas de calcário e 418 sacos de adubos para distribuir aos nossos pequenos produtores e agricultores, tenho certeza que a produção será espetacular e todos serão beneficiados de alguma forma. Quero parabenizar o nosso Prefeito, vice-prefeito e ao ex-deputado Cessar Messias", disse o parlamentar.



Sobre o calcário

O calcário nada mais é do que rochas sedimentares ricas em minerais com cerca de 30% (trinta por cento) ou mais de carbonato de cálcio, que são as aragonitas ou calcitas. Quando existe a predominância do mineral dolomita, dizemos que esse tipo de solo é calcário dolomítico.


Alguns Benefícios do Uso do Calcário no Solo São:

– Elevar o PH do solo;

– Corrigir sua acidez;

– Neutralizar o alumínio tóxico;

– Elevar as concentrações de cálcio e magnésio.


Para tanto, o calcário deve ser utilizado com critério e sempre após uma análise técnica adequada da terra a ser trabalhada. Isso porque o calcário, além de rochoso, é solo muito seco e que esquenta muito ao receber os raios solares. Portanto, seu uso deve ser criterioso e deve-se observar não só a quantidade, como também o tipo de calcário a ser utilizado, devido aos vários tipos de solo encontrados nas regiões de cultivo do Brasil.


Calagem

O processo de calagem é etapa fundamental de preparo do solo destinado à agricultura. Sua função é aumentar os teores de cálcio e magnésio, além de neutralizar o alumínio do solo que é tóxico para as plantas. Corrige ainda o PH do solo para um desenvolvimento satisfatório das culturas. Esse processo se dá com frequência, uma vez que o solo brasileiro tem como peculiaridade a acidez, solo rico em alumínio, principalmente em solos arenosos, onde ocorrem muitas precipitações ao longo do ano e onde o cultivo é intenso.


Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito

tem investido as arrecadações.

           

            Página inicial

Pessoal / RH

Patrimônio Público

Veículos & Frotas

OGU/Emendas Parlamentar

Convênios Federais

Lista dos beneficiários do Bolsa Família

Transferências Acumuladas

(FPM, Fundeb, Sal. Educação, ITR, FEX, CIDE, FEP, CFEM, AFM, Lei 87-96 "Kandir", ICMS) por ano

Lista de Precatórios

Rede SIM "Simples"

Sala do Empreendedor

Acesso à informação

   Registro

   Consulta

   Estatísticas do "e-Sic"

    Glossário

 

Fale Conosco

   Estatísticas de Contato

Bandeira_de_acrelandia.png
Contatos (SIC Físico)
Prefeitura Municipal de Acrelândia
CNPJ 84.306.737/0001-27
Av. Governador Edmundo Pinto nº 810 CEP 69945-000, Centro, Acrelândia, Acre 
E-mail:
gabinete@acrelandia.ac.gov.br
Fone: (68) 3235-1173
Segunda a quinta: 7:00 as 17:00 
                        Sexta: 7:00 as 13:00  
Fechado das 11:00 as 13:00
  • Prefeitura de Acrelândia (Facebook)
  • Prefeitura de Acrelândia - YouTube