• Prefeitura de Acrelândia

Secretaria municipal de saúde de Acrelândia monta estratégias de combate contra Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Acrelândia reuniu todos os Coordenadores em uma reunião realizada na sede da secretaria municipal de saúde, para planejamento em Saúde. O assunto em pauta foi montar estratégias de combate ao Mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypti). Visto que entrou o período chuvoso, onde facilita a maior proliferação do mosquito e os cuidados devem ser redobrados.



Segundo o secretário municipal Sebastião Rita, a reunião faz parte dos trabalhos da secretaria em montar estratégias que serão desenvolvidas pela pasta. Segundo o secretário, o melhor meio de prevenção da dengue é combater o mosquito transmissor, através de cuidados que todos podem tomar em seus lares.


Com a chegada do período de chuvas, ocasião propícia à proliferação do mosquito Aedes aegypti, a secretaria também pretende lança uma campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.


A campanha terá como objetivo reforçar que a única forma de prevenção é eliminar possíveis criadouros do mosquito.


-Manter a caixa de água fechada;


-Manter tampados tonéis e barris d´água;


-Lavar semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;


-Encher de área até a borda dos pratos das plantas;


-Colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;


-Manter as calhas limpas e não deixar água acumulada sobre a laje.


A partir da próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai realizar diversas ações com o objetivo de mobilizar a sociedade civil organizada e a população em geral no sentido de alertar e conscientizar acerca dos riscos da Dengue, Zika e Chikungunya, e sobre as medidas de prevenção para a eliminação dos focos do mosquito, ressaltando que mais de 90% dos focos são encontrados dentro dos domicílios.