Secretaria municipal de saúde de Acrelândia lança campanha sobre saúde mental

A maior parte das pessoas, quando ouvem falar em “Saúde Mental” pensam em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.

Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração.

São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

Visando em despertar a população sobre os cuidados com a saúde mental a secretaria municipal de saúde de Acrelândia, irá intensificar durante todo o sem de janeiro uma campanha relacionado ao tema. Denominado janeiro Branco, a ideia é conscientizar a população em realização a doença considerado do século 21, que tem feito muitas vítimas durante a última década e com efeito colateral devastador.

Em Acrelândia, vários casos são tratados de pessoas com problemas de saúde mental, vão deste de uma simples depressão até o suicídios. Diante dois últimos anos a cidade de Acrelândia teve várias notícias de suicídio o que despertou nas autoridades o enfrentamento da problemática com políticas públicas de interesse social.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

TER SAÚDE MENTAL É

Estar bem consigo mesmo e com os outros; Aceitar as exigências da vida; Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida; Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário; cuide não só da sua saúde física, mas também da sua saúde mental.

Segundo o secretário de saúde Sebastião Rita de Carvalho, pessoas que por ventura venha está passando por algum problema psicológico, não tenha êxito em buscar ajuda. Quanto mais cedo a intervenção, mais sucesso terá o tratamento.

Segundo o secretário essa foi uma ideia do prefeito Caetano em intensificar a campanha no município na qual terá uma parceria com o ministério público de Acrelândia através do novo promotor Júlio Cezar por ter interesse muito grande em contribuir com ações de prevenção sobre o tema na cidade.

Segundo o secretário, diversas ações em conjunto com as demais secretarias e escolas da rede púbica serão desenvolvidas na cidade de Acrelândia. Para o secretário, o tema tem despertado interesse social na vida da população.