Secretaria de Saúde de Acrelândia dá início a campanha de vacinação contra a gripe 2019

Começa a campanha de vacinação contra a gripe 2019: quem pode tomar

A Prefeitura de Acrelândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, dá início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2019. A princípio, os postos de saúde distribuirão doses da vacina trivalente até o dia 31 de maio para os grupos prioritários.

Em uma primeira fase, que vai até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

No último sábado (04/05) aconteceu o Dia D para os grupos:

• Trabalhadores da saúde

• Povos indígenas

• Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)

• Idosos

• Professores de escolas públicas e privadas

• Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa

• Jovens sob medidas socioeducativas

• Funcionários do sistema prisional

• Pessoas privadas de liberdade

• Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas)

A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis. Agora, todos se beneficiam da vacinação.

A Secretária de Saúde de Acrelândia, Valéria Lima, informou que a meta é imunizar 98% (noventa e oito por cento) do público-alvo contra a Influenza no município.

A Coordenadora de Imunização do município, Dona Ivanir, informou que a campanha Nacional de Vacinação começou no último dia 10 e prossegue até 31 de maio. Em Acrelândia a vacina está disponível nas unidades de saúde da família no período de 8h às 12h e de 14h às 17h. Passado o período de vacinação do grupo prioritário, a vacina estará disponível para a população em geral.

Diversas atividades nos postos de saúde de Acrelândia foram realizados, como no Norton Vitorino e no Ricardo Monteiro Rola. No local além da vacina oferecida para o público-alvo, foi montado pula-pula, ofertado pipoca e balão para as crianças, realizado palestras e orientações voltadas à população em geral. Os moradores do bairro "Portelinha" receberam as doses da vacina na sede da Igreja Assembleia de Deus da Portelinha.

O município segue na busca por garantir o cidadão saúde de qualidade e atendimento humanizado.

O que fazer se os sintomas da gripe surgirem

A orientação é que indivíduos que apresentem sintomas de gripe evitem sair de casa, assim como aglomerações e ambientes fechados, e adotem hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos. É importante conversar com o médico para, caso a situação se agravar, buscar apoio rapidamente.

Recomendam-se ainda medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em cobrir a boca ao tossir ou espirrar. Isso impede a transmissão do vírus. Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.