• Prefeitura de Acrêlandia

Prefeitura promove curso para ensinar técnicas de cultivo de derivados de bananas a produtores

A gestão "Desenvolvimento Trabalho e Paz" do Prefeito de Acrelândia, Ederaldo Caetano, promoveu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado Acre- SENAR/AC o curso de derivados de bananas e mandiocas realizados no Ramal do Pelé km 21 e no Ramal da Sônia na Associação Unidos pela paz.

O curso é uma iniciativa do município em atuação conjunta com SENAR/AC e Secretaria Municipal de Assistência Social - Centro de Referências de Assistência Social - CRAS.

Durante a atividade, os educadores apresentam as práticas de manejo usadas nos sistemas de produção da mandioca e da banana. No primeiro módulo, o curso aborda temas como a cadeia produtiva da mandioca e sua importância econômica para o Estado; condições edafoclimáticas (precipitação pluviométrica, tipos de solo e fertilidade do solo); seleção de cultivares (várzea e terra firme – diferenças fenológicas); seleção e preparo de manivas-sementes; época de plantio, diferentes tipos de preparo de área, espaçamento e densidade de plantio, rotação de cultura e consorciação; calagem, adubação e controle de plantas invasoras, pragas e doenças da mandioca e seu controle; e colheita. Já no segundo módulo, o tema é a banana, com as seguintes abordagens: considerações gerais sobre a cultura da banana no Estado do Acre; condições edafoclimáticas (Precipitação pluviométrica, tipos de solo e fertilidade do solo); práticas de implantação do bananal; escolha e preparo de área; balizamento, piqueteamento e espaçamento; abertura e adubação de cova; adubação de cobertura; desperfilhamento; colheita; e comercialização. 


Confira o vídeo

Com aulas teóricas e práticas ministradas, o curso trabalha diferentes tipos de pratos entre doces e salgados, onde a mandioca e banana oferecem várias possibilidades de utilização e é um negócio rentável, visto que se pode cultivar mandioca e banana até mesmo no quintal da propriedade.


Os alunos comentaram que o curso foi muito interessante, pois não sabiam que muitos produtos vinham da mandioca, como o biscoito de vento, que sempre viam nas prateleiras dos mercados, e que até mesmo a folhas e cascas podem ser aproveitadas como alimento (palmito feito da casca e bolinho das folhas). A ideia foi de capacitar os produtores para que utilizem a raiz como matéria prima para as refeições, e até mesmo utilizar os conhecimentos gerando uma renda a mais para o grupo familiar.

“O Curso foi excelente, o qual ajuda muito o produtor a utilizar a mandioca, seus derivados e também agrega valores à renda familiar, e o SENAR-AC irá continuar proporcionando cursos de Formação Profissional Rural e de Promoção Social para os produtores rurais da região, trazendo capacitação, informação e melhorias para a qualidade de vida do produtor rural em parceria com a Prefeitura local”, concluiu um dos educadores.

Galeria de Fotos


Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito

tem investido as arrecadações.

           

            Página inicial

Pessoal / RH

Patrimônio Público

Veículos & Frotas

OGU/Emendas Parlamentar

Convênios Federais

Lista dos beneficiários do Bolsa Família

Transferências Acumuladas

(FPM, Fundeb, Sal. Educação, ITR, FEX, CIDE, FEP, CFEM, AFM, Lei 87-96 "Kandir", ICMS) por ano

Lista de Precatórios

Rede SIM "Simples"

Sala do Empreendedor

Acesso à informação

   Registro

   Consulta

   Estatísticas do "e-Sic"

    Glossário

 

Fale Conosco

   Estatísticas de Contato

Bandeira_de_acrelandia.png
Contatos (SIC Físico)
Prefeitura Municipal de Acrelândia
CNPJ 84.306.737/0001-27
Av. Governador Edmundo Pinto nº 810 CEP 69945-000, Centro, Acrelândia, Acre 
E-mail:
gabinete@acrelandia.ac.gov.br
Fone: (68) 3235-1173
Segunda a quinta: 7:00 as 17:00 
                        Sexta: 7:00 as 13:00  
Fechado das 11:00 as 13:00
  • Prefeitura de Acrelândia (Facebook)
  • Prefeitura de Acrelândia - YouTube