• Prefeitura de Acrelândia

Prefeitura de Acrelândia realiza Dia de Campo para orientar agricultores a investir em tecnologias

Prefeitura de Acrelândia realizou no último sábado (04/05) no Ramal do Granada KM 12, na propriedade do Sr. Celso Timpurim o evento "Dia de Campo com agricultores e produtores de Acrelândia" para orientá-los a investir em novas tecnologias para agregar valor ao cultivo e seus produtos e toda a cadeia de produção


Prefeito Ederaldo Caetano faz abertura do evento Dia de Campo em Acrelândia
Prefeito Ederaldo Caetano faz abertura do evento Dia de Campo em Acrelândia

No evento foi promovido diversas palestras com os temas mais variados a saber: Como manusear a nova tecnologia de irrigação localizada, café clonal, potenciais de mercado, melhores técnicas de plantação e cultivo, realizadas por experientes engenheiros agrônomos.



O Prefeito Ederaldo Caetano, designou uma equipe exclusiva para atender as centenas de pessoas que participaram do evento, promovido pela sua gestão. Estiveram presentes agricultores da cidade e outros municípios, empreendedores, empresários, vereadores, autoridades municipais, alunos da rede pública de Acrelândia e possíveis investidores.


Sobre os assuntos debatidos no Dia de Campo


Tecnologia de Irrigação

Foto: Guilherme Viana / Embrapa
Foto: Guilherme Viana / Embrapa

O uso de tecnologias para irrigação em pastagens e forrageiras vem crescendo e possibilitam melhor valor nutricional, maiores índices de produção de matéria seca, além de favorecer o manejo adequado e racional do sistema de produção animal, para produção de carne e leite. Para alcançar maiores índices de produtividade, os produtores rurais devem buscar alternativas para incrementar a produção e, consequentemente, aumentar os lucros. Com a irrigação das pastagens e forrageiras, o manejo da bovinocultura de corte e leite torna-se mais seguro do que em um sistema tradicional de pastejo rotacionado. Com relação o manejo da irrigação deve ser adequado para racionalizar a aplicação de água às culturas de maneira complementar ou integral. Requer certos procedimentos para determinar o turno de rega (frequência de irrigação), bem como para determinar a quantidade de água necessária às culturas, ou seja, a evapotranspiração e, consequentemente, obter a lâmina de água a ser aplicada na irrigação, por fim, outras recomendações repassadas durante o evento, foram associadas às boas práticas de irrigação são fazer a semeadura em nível, para evitar erosões, manter as adubações de manutenção e de cobertura para as plantas e realizar o monitoramento e combate às pragas e doenças.



Sobre o café clonal