• Prefeitura de Acrêlandia

Prefeitura de Acrelândia realiza Dia de Campo para orientar agricultores a investir em tecnologias

Prefeitura de Acrelândia realizou no último sábado (04/05) no Ramal do Granada KM 12, na propriedade do Sr. Celso Timpurim o evento "Dia de Campo com agricultores e produtores de Acrelândia" para orientá-los a investir em novas tecnologias para agregar valor ao cultivo e seus produtos e toda a cadeia de produção


Prefeito Ederaldo Caetano faz abertura do evento Dia de Campo em Acrelândia

No evento foi promovido diversas palestras com os temas mais variados a saber: Como manusear a nova tecnologia de irrigação localizada, café clonal, potenciais de mercado, melhores técnicas de plantação e cultivo, realizadas por experientes engenheiros agrônomos.



O Prefeito Ederaldo Caetano, designou uma equipe exclusiva para atender as centenas de pessoas que participaram do evento, promovido pela sua gestão. Estiveram presentes agricultores da cidade e outros municípios, empreendedores, empresários, vereadores, autoridades municipais, alunos da rede pública de Acrelândia e possíveis investidores.


Sobre os assuntos debatidos no Dia de Campo


Tecnologia de Irrigação

Foto: Guilherme Viana / Embrapa

O uso de tecnologias para irrigação em pastagens e forrageiras vem crescendo e possibilitam melhor valor nutricional, maiores índices de produção de matéria seca, além de favorecer o manejo adequado e racional do sistema de produção animal, para produção de carne e leite. Para alcançar maiores índices de produtividade, os produtores rurais devem buscar alternativas para incrementar a produção e, consequentemente, aumentar os lucros. Com a irrigação das pastagens e forrageiras, o manejo da bovinocultura de corte e leite torna-se mais seguro do que em um sistema tradicional de pastejo rotacionado. Com relação o manejo da irrigação deve ser adequado para racionalizar a aplicação de água às culturas de maneira complementar ou integral. Requer certos procedimentos para determinar o turno de rega (frequência de irrigação), bem como para determinar a quantidade de água necessária às culturas, ou seja, a evapotranspiração e, consequentemente, obter a lâmina de água a ser aplicada na irrigação, por fim, outras recomendações repassadas durante o evento, foram associadas às boas práticas de irrigação são fazer a semeadura em nível, para evitar erosões, manter as adubações de manutenção e de cobertura para as plantas e realizar o monitoramento e combate às pragas e doenças.



Sobre o café clonal

O café tradicional de semente é bem diferente do tipo clonal. Enquanto o primeiro, a semente deve ser plantada, o clonal vem de uma muda geneticamente modificada, a conilon, que consegue absorver melhor a adubação garantindo maior produção e melhor qualidade do café. No entanto, o clonal precisa de mais irrigação que o café normal para criar sua proteção climática, principalmente na seca. A produção do café também conta com crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).


Balsas de soja atracadas no Porto de Rondônia; soja do Acre pode ser escoada pelo rio Madeira para o mundo, via BR- 364 (Foto: Governo do Estado de Rondônia)

Sobre o potencial do mercado

Durante o evento, especialistas informaram aos participantes que o Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Durante a safra 2017/2018, a produção nacional chegou a 119,3 milhões de toneladas, um recorde. O estado do Mato Grosso é o maior produtor do país e ressaltaram que o Acre está em posição privilegiada, localizado na tríplice fronteira Brasil, Peru e Bolívia. A proximidade com os países andinos é a rota para alcançar um mercado de mais de 44 milhões de consumidores em potencial.


Além disso, com a conclusão da estrada do Pacífico, exportar a produção por meio dos portos peruanos diminui a distância e o tempo em relação os países asiáticos, um dos principais importadores de insumos brasileiros. Hoje o Acre já está liberado para exportar carne bovina e de aves para Peru e Bolívia. Toda a produção pode ser escoada pelo porto graneleiro de Porto Velho (RO), por meio da hidrovia do rio Madeira.


Para o Prefeito Ederaldo Caetano é possível aumentar a produção sem comprometer o meio ambiente.

"Investimentos em tecnologia favorecem a nossa produtividade, e é possível aumentá-la sem comprometer o nosso meio ambiente. Quero Acrelândia no radar do desenvolvimento e produção de soja, milho, café, café clonal e hortaliças em geral, quero mais empresas se instalando aqui e vou fazer de tudo para que isto ocorra, queremos fortalecer o homem e a mulher do campo, ajudar os agricultores e girar nossa economia, gerando emprego e renda, esse é o nosso desafio e nosso objetivo, por isso estamos trabalhando para o desenvolvimento de Acrelândia", firmou o Prefeito.

O que pensam os empresários e investidores

Participando do evento em Acrelândia, o empresário Aníbal de Souza está de mudança definitiva para o Acre. O motivo é um só: o produtor rural está confiante no futuro promissor do Estado. No fim do ano passado, Souza adquiriu três propriedades rurais na região do município de Acrelândia, uma delas no Ramal Granada. As áreas de terras totalizam 700 hectares. Espaço suficiente para produzir milho e café. Este último, o empresário pretende fazer um ousado investimento. A intenção é realizar todo o processo desde o plantio até a industrialização do produto com uma marca própria.


“Hoje, já temos 60 mil pés de café plantados em uma de nossas propriedades e queremos chegar a 500 mil pés até 2021. Além disso, também vamos processar o grão em nossa própria indústria e entregar o produto embalado, pronto para ser vendido. Algo inédito no Acre”, explicou, animado, o produtor.

Aníbal Souza é proprietário de uma empresa de melhoramento genético da raça senepol no Mato Grosso do Sul. Parte da estrutura já foi transferida para Acrelândia e, em breve, o processo será concluído. O empreendimento será o primeiro da área a se instalar no Acre. Aníbal de Souza afirmou que a nova política econômica adotada pela atual gestão foi o principal motivo que o impulsionou a escolher o estado para investir.


“Estamos confiantes e acreditamos que o novo governo vai apoiar fortemente a produção rural e é somente essa garantia que nós precisamos. O investimento que decidimos fazer aqui no Acre vai trazer muitos benefícios, além dos impostos que serão recolhidos, vamos gerar emprego e renda para a região de Acrelândia”, destacou.

Galeria de Fotos



Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito

tem investido as arrecadações.

           

            Página inicial

Pessoal / RH

Patrimônio Público

Veículos & Frotas

OGU/Emendas Parlamentar

Convênios Federais

Lista dos beneficiários do Bolsa Família

Transferências Acumuladas

(FPM, Fundeb, Sal. Educação, ITR, FEX, CIDE, FEP, CFEM, AFM, Lei 87-96 "Kandir", ICMS) por ano

Lista de Precatórios

Rede SIM "Simples"

Sala do Empreendedor

Acesso à informação

   Registro

   Consulta

   Estatísticas do "e-Sic"

    Glossário

 

Fale Conosco

   Estatísticas de Contato

Bandeira_de_acrelandia.png
Contatos (SIC Físico)
Prefeitura Municipal de Acrelândia
CNPJ 84.306.737/0001-27
Av. Governador Edmundo Pinto nº 810 CEP 69945-000, Centro, Acrelândia, Acre 
E-mail:
gabinete@acrelandia.ac.gov.br
Fone: (68) 3235-1173
Segunda a quinta: 7:00 as 17:00 
                        Sexta: 7:00 as 13:00  
Fechado das 11:00 as 13:00
  • Prefeitura de Acrelândia (Facebook)
  • Prefeitura de Acrelândia - YouTube