Prefeitura de Acrelândia realiza Dia de Campo para orientar agricultores a investir em tecnologias

Prefeitura de Acrelândia realizou no último sábado (04/05) no Ramal do Granada KM 12, na propriedade do Sr. Celso Timpurim o evento "Dia de Campo com agricultores e produtores de Acrelândia" para orientá-los a investir em novas tecnologias para agregar valor ao cultivo e seus produtos e toda a cadeia de produção

Prefeito Ederaldo Caetano faz abertura do evento Dia de Campo em Acrelândia

No evento foi promovido diversas palestras com os temas mais variados a saber: Como manusear a nova tecnologia de irrigação localizada, café clonal, potenciais de mercado, melhores técnicas de plantação e cultivo, realizadas por experientes engenheiros agrônomos.

O Prefeito Ederaldo Caetano, designou uma equipe exclusiva para atender as centenas de pessoas que participaram do evento, promovido pela sua gestão. Estiveram presentes agricultores da cidade e outros municípios, empreendedores, empresários, vereadores, autoridades municipais, alunos da rede pública de Acrelândia e possíveis investidores.

Sobre os assuntos debatidos no Dia de Campo

Tecnologia de Irrigação

Foto: Guilherme Viana / Embrapa

O uso de tecnologias para irrigação em pastagens e forrageiras vem crescendo e possibilitam melhor valor nutricional, maiores índices de produção de matéria seca, além de favorecer o manejo adequado e racional do sistema de produção animal, para produção de carne e leite. Para alcançar maiores índices de produtividade, os produtores rurais devem buscar alternativas para incrementar a produção e, consequentemente, aumentar os lucros. Com a irrigação das pastagens e forrageiras, o manejo da bovinocultura de corte e leite torna-se mais seguro do que em um sistema tradicional de pastejo rotacionado. Com relação o manejo da irrigação deve ser adequado para racionalizar a aplicação de água às culturas de maneira complementar ou integral. Requer certos procedimentos para determinar o turno de rega (frequência de irrigação), bem como para determinar a quantidade de água necessária às culturas, ou seja, a evapotranspiração e, consequentemente, obter a lâmina de água a ser aplicada na irrigação, por fim, outras recomendações repassadas durante o evento, foram associadas às boas práticas de irrigação são fazer a semeadura em nível, para evitar erosões, manter as adubações de manutenção e de cobertura para as plantas e realizar o monitoramento e combate às pragas e doenças.

Sobre o café clonal