• DECORP

Prefeitura de Acrelândia encaminha Projeto de Lei a Câmara com o objetivo de fomentar o esporte

A Prefeitura Municipal de Acrelândia, por meio da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, enviou à Câmara Municipal de Acrelândia o Projeto de Lei nº 10/2019 datado de 02 de abril de 2019 que "dispõe sobre a instituição oficial para a prática de futsal, futebol society, de seleções municipais, nas diversas categorias e regulamenta o exercício do futebol de campo no âmbito do município de Acrelândia, e dá outras providências".


A referida proposta deverá ser analisada, discutida, deliberada e depois de todos os trâmites legais junto às Comissões do Legislativo, aprovada ou não pelos vereadores.


Um dos pontos alto do projeto é que o município poderá criar e manter em caráter eventual ou permanente, seleções municipais nas modalidades de futebol de campo, futsal ou de futebol society nas categorias juvenil e infantil, que poderão representar o município em competições locais, regionais, estaduais e nacionais. As seleções poderão ser mantidas com recursos próprios do município e também através e parcerias e convênios a ser celebrado com pessoas físicas ou jurídicas. Inclusive, as empresas e pessoas, que celebrarem parceria e convênios com o município, terão benefícios já explícitos na Lei Federal nº 11.438 de 29 de dezembro de 2006, uma vez que estão contribuindo para o fomento da prática esportiva.


O município também poderá contratar temporariamente árbitros de futebol para mediar os campeonatos.

Não há dúvidas que o presente projeto de Lei, independente da modalidade esportiva, incentiva o surgimento de novos talentos e estimula os que já participam a continuarem competindo, projetando assim campeões no cenário esportivo brasileiro, o que será de enorme valia para o esporte acrelandense.



Para o Prefeito Caetano é hora de investir no esporte, regulamentar as modalidades, organizar campeonatos e ter uma estrutura de recursos humanos competente para que tudo saia da melhor forma possível, e que atletas sejam gerados, e que a prática do esporte traga outros benefícios, como saúde pela prática esportiva, e combata práticas nocivas aos nossos jovens.

Quero com este projeto reduzir e anular qualquer chance de fracasso escolar, da evasão, da droga, do álcool, da carreira na delinquência, do sexo fora do casamento, dentre diversas outras situações maléficas para nosso povo. Por isso, acredito que a educação aliado a prática esportiva, será importante para tirar as crianças da rua e situações ruins e colocá-las em ambientes controlados, estimuladores e educativos, com pessoas responsáveis.

"fica agora a expectativa que os vereadores de Acrelândia analisem bem o Projeto de Lei, deem sua contribuição e e vote em seu favor. Já passou da hora de termos investimentos no esporte, esporte é vida, esporte é saúde", afirmou o Prefeito Ederaldo Caetano, entusiasmado.

Já o Vereador Ivanir, Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Esporte da Câmara de Acrelândia, elogiou o Prefeito Caetano e afirmou

"Precisamos de projetos assim, independente de partido político. As melhorias podem ser realizadas, mas para isso necessitamos de pessoas determinadas. Vamos debater e convidar os especialistas e interessados para dialogar e trazer benefícios aos esportistas".

O Pedagogo, Ovídio Soares, diretor de Controle Interno do município, que trabalhou na elaboração do projeto, acredita que essa regulamentação tratará muitos benefícios, inclusive a possibilidade de se ter federações do esporte na Cidade, para cada modalidade ou geral.

"Esse projeto de lei define regras e comportamento de cada equipe a partir da sua aprovação. Acredito que num futuro poderemos testemunhar a criação de uma federação ou federações para os times."


O diretor de esporte, Elias Maia, acredita que essa regulamentação resultará em mais investimentos no esporte, e maior engajamento dos jovens e crianças, com muitos estímulos tanto para a educação quanto para a saúde. Também afirmou que isso representa para a área de esporte

"Condições de trabalhar dentro das leis, e incluir atletas das proximidades em nossos campeonatos, como por exemplo o pessoal do KM 16, Somauma, bonal. Moro há 30 anos nessa bela e próspera cidade e vejo esse pessoal sempre jogando aqui, não podemos tirar a liberdade deles nesse projeto, e precisamos garantir aos nossos a prática esporte de rendimento, pois esporte é saúde e vida e evita perdermos nossos atletas e futuros atletas para as drogas, álcool entre outras coisas ruins. Espero de coração a aprovação do projeto e estou a disposição dos vereadores para dialogar e aperfeiçoar essa matéria"



Contatos (SIC Físico)
Prefeitura Municipal de Acrelândia
CNPJ 84.306.737/0001-27
Av. Governador Edmundo Pinto nº 810 CEP 69945-000, Centro, Acrelândia, Acre 
E-mail:
gabinete@acrelandia.ac.gov.br
Fone: (68) 3235-1332 
            (68) 3232-1173
Segunda a quinta: 7:00 as 17:00 
                        Sexta: 7:00 as 13:00  
Fechado das 11:00 as 13:00
  • Facebook
  • YouTube
  • Webmail Corporativo
Receber informações
Copyrigth Decorp. Todos os direitos reservados.