• Prefeitura de Acrelândia

Prefeitura de Acrelândia e MP debatem crise com empresários e população, isolamento social continua


A Prefeitura de Acrelândia, enfrenta há quase 28 dias o novo Coronavírus. Nesse período, diversas medidas tiveram que ser impostas pelo poder público para frear o avanço da doença, que registra 10 casos na cidade. A administração pública de Acrelândia, vêm atuando em parceria com órgãos do governo do Estado do Acre, como a Polícia Militar, Sesacre, especialmente o Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Acrelândia.


Recentemente, por sugestão da promotoria de Acrelândia, o MP e a Secretaria Municipal de Saúde, realizaram uma reunião com os técnicos da vigilância epidemiológica, empresários, comerciantes e representantes de outros seguimentos sociais, uma grande reunião para avaliar as ações e traçar novas estratégias de atuação para conter o avanço do vírus em Acrelândia.


Durante a reunião, ficou evidente que já iniciou um processo de contaminação comunitária, visto que os os moradores da zona rural já não sabem de quem contraíram o vírus. Todos os órgão presentes puderam relatar as ações tomadas e que serão tomadas para o enfrentamento ao vírus, e também as medidas para aliviar os impactos econômicos, mas nesse momento o foco é preservar as vidas, e orientaram todos os presentes a permanecerem no isolamento social.



Os empresários, comerciantes e representantes do comércio e microempreendedores falaram dos prejuízos que estão tendo financeiramente por conta do fechamento de alguns comércios e das restrições impostas e ainda alertam sobre uma crise ainda maior, o desemprego generalizado, já que são muitos dias que os estabelecimento estão funcionando parcialmente, porém muitos alegam que a melhor medida agora seria a flexibilidade do funcionamento dos comércios na cidade, muitos alegaram que o toque de recolher e as medidas impostas pelo poder público não está surtindo efeito, já que muitos comerciantes estão com suas portas abertas e em nenhum momento houve aglomeração de pessoas, ou seja, foram evitadas. Apenas alguma lojas estão obedecendo o decreto o que estaria sendo vantajoso para muitos e desvantajoso para outros, parecendo uma medida desleal.


Segundo o Barbeiro Weliton França, entendi a medida tomada pelas autoridades, mas as coisas precisam ser moderada já que os pequenos comerciantes e principalmente a população já estão sentindo o reflexo desta paralisação, os empreendedores defendem medidas com flexibilizando das atividades no comércio de forma controlada com os cuidados necessários, entendem que seria uma medida sensata neste momento para evitar o desemprego e prejuízos ainda maiores na cidade.


O secretário de saúde, Sebastião Rita, disse que as medidas impostas são necessárias, assim como uma flexibilização em alguns setores que não fazem parte dos serviços essências, mas o decreto estadual de combate ao Covid-19 precisa ser respeitado bem como os decretos municipais, e no momento, os comerciantes que não fazem parte dos serviços essências, deveram permanecerem fechados e caso insistam em descumprir os decretos municipais e estadual, serão notificados, já o Dr. Júlio César de Medeiros, promotor de justiça de Acrelândia, orienta que as medidas contra os avanços do covid-19 devem continuar na cidade de Acrelândia e alertou aos comerciantes e população de possíveis sanções judiciais para aqueles que desobedecerem o decreto estadual e municipal.

Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito

tem investido as arrecadações.

           

            Página inicial

Pessoal / RH

Patrimônio Público

Veículos & Frotas

OGU/Emendas Parlamentar

Convênios Federais

Lista dos beneficiários do Bolsa Família

Transferências Acumuladas

(FPM, Fundeb, Sal. Educação, ITR, FEX, CIDE, FEP, CFEM, AFM, Lei 87-96 "Kandir", ICMS) por ano

Lista de Precatórios

Rede SIM "Simples"

Sala do Empreendedor

Acesso à informação

   Registro

   Consulta

   Estatísticas do "e-Sic"

    Glossário

 

Fale Conosco

   Estatísticas de Contato

Bandeira_de_acrelandia.png
Contatos (SIC Físico)
Prefeitura Municipal de Acrelândia
CNPJ 84.306.737/0001-27
Av. Governador Edmundo Pinto nº 810 CEP 69945-000, Centro, Acrelândia, Acre 
E-mail:
gabinete@acrelandia.ac.gov.br
Fone: (68) 3235-1332 
            (68) 3232-1173
Segunda a quinta: 7:00 as 17:00 
                        Sexta: 7:00 as 13:00  
Fechado das 11:00 as 13:00
  • Prefeitura de Acrelândia (Facebook)
  • Prefeitura de Acrelândia - YouTube