Prefeito participa do lançamento do Programa Qualifica Acre criado pelo Senac

O prefeito Olavinho Boiadeira prestigiou o lançamento do Programa Qualifica Acre criado pelo Senac, que tem como objetivo ofertar oportunidades a jovens e requalificar profissionais para o mercado de trabalho. O lançamento ocorreu no auditório da Amac nesta quinta-feira, 6, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-AC), em parceria com o governo do Estado e prefeituras municipais.

O programa disponibilizará gratuitamente 4.290 vagas em 27 cursos profissionalizantes na modalidade presencial, respeitando todos os cuidados sanitários. O programa conta com investimento de 9,3 milhões de reais.

O público-alvo do programa são pessoas com renda per capita familiar de até dois salários mínimos, ou seja, 2,2 mil reais mensais.

Para a realização dos cursos, o governo estadual garantirá o apoio logístico necessário e fará a mobilização com as prefeituras, que, por sua vez, cederão prédios públicos para a realização das aulas e estarão responsáveis pela seleção dos participantes.

O Programa Qualifica Acre poderá ser levado às 22 cidades acreanas. Para que isso ocorra, cada prefeitura terá que manifestar formalmente o interesse ao próprio Senac. A expectativa é que as primeiras turmas sejam iniciadas ainda neste primeiro semestre.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), Leandro Domingos, acredita no êxito do programa, sobretudo para superar a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus.