Prefeito Ederaldo Caetano visita vice-governador Major Rocha e pede apoio para Projeto Quelônios

O SOS Quelônios em Acrelândia é um lindo projeto, resgatado na gestão do Prefeito Ederaldo Caetano, que desde o seu primeiro ano de mandato, se empenha para continuar e garantir o repovoamento e a preservação de espécies, sobretudo de tracajás no Rio Abunã, entre as cidades de Acrelândia e Plácido de Castro - AC.

Em reunião na capital, o Prefeito Ederaldo Caetano acompanhado do Prefeito do município vizinho, se reuniram com o vice-governador do Acre, Major Rocha, e assessores, para assegurar o apoio do Estado para fortalecer as ações do projeto nos município de Acrelândia e Plácido de Castro.

Caetano explicou que em Acrelândia, a existência do Projeto SOS Quelônios do Rio Abunã vem contribuindo para mostrar que pequenas iniciativas podem fazer diferença para a biodiversidade na Amazônia, além de apontar caminhos diferentes para o manejo ambiental e inspirar a coletividade. O evento, mais que tudo, evidencia a importância que os tracajás têm na vida dos ribeirinhos, além de sua relação ecológica com o entorno.

O trabalho realizado em favor dos quelônios é de extrema relevância. Trata-se de um grupo comunitário que, do ponto de vista ambiental, realiza uma ação propositiva e positiva para o meio ambiente. O SOS Quelônios tem o apoio de vários órgãos do governo da área ambiental, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Prefeitura de Acrelândia.

Ainda, de acordo com Caetano, o foco é atuar na preservação dos tracajás na região.

"Hoje, o projeto conta com a parceria das prefeituras de Acrelândia, Plácido de Castro, Ibama, Imac, Sema, além de empresários locais e do glorioso Exército Brasileiro. Lembro que em 13 de jilho deste ano, fizemos um belíssimo evento de soltura de filhotes de tracajás no Rio Abunã, centenas de pessoas participaram, e não podemos deixar essa ação importante sem força, precisamos cada vez mais de parceiros, e o Governador e o vice-governador, são os parceiros que queremos para fortalecer ainda mais nossas ações nesse sentido", afirma o Prefeito de Acrelândia.