• Prefeitura de Acrelândia

Prefeito e vice, recebem lojistas que pedem alternativa para reabertura do comércio em Acrelândia

A reunião aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a presença do vice-prefeito Marquinhos, advogados e assessores jurídicos do município, técnicos da prefeitura e os comerciantes, lojistas.

O Prefeito Ederaldo Caetano recebeu o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Acrelândia (ACEAC) e donos de estabelecimentos comerciais e lojistas, que estão impedidos de abrir por força de decreto estadual e municipal, enquanto perdurar a pandemia ocasionada pelo terrível vírus covid-19. Segundo o prefeito, a visita dos comerciantes foi para dialogar com o gestor municipal uma alternativa plausível e passível, para a reabertura parcial das atividades comerciais no município.


O prefeito disse que a iniciativa da ACEAC é importante e salutar, e que está de portas abertas para atender aos munícipes e empreendedores da cidade sempre que necessário, de forma democrática e respeitosa, e diz que um plano de reabertura poderá ser estudado, mas com uma discussão bem mais ampla, envolvendo o Governo do Estado, Ministério Público Estadual, Promotoria de Justiça de Acrelândia, Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), forças policiais, membros da sociedade civil e os próprios empresários, mas pautará suas decisões e opiniões orientados pela ciência e recomendações dos órgãos superiores de saúde.

Vídeo (Jornal Online Acrelândia News)


O representante da ACEAC, Senhor Jader, diz que a categoria pleiteia junto ao poder público - governo municipal e ministério público - reabertura parcial dos comércios em Acrelândia com todas as medidas de segurança, prevenção e respeitando os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias e de saúde, que agrade a todas as partes, preservando as vidas das pessoas, os empregos e renda, e também receita para cidade (ISS) e estado (ICMS) através do pagamento dos impostos. Diversos exemplos foram expostos para o prefeito, que estão funcionando em outras cidades e estados do Brasil, tomando todos os cuidados necessários e controlados para evitar o contágio e disseminação do vírus, e apresentando dados da pesquisa realizada junto ao setor comercial acrelandense, que aponta que 40% já demitiram seus empregados e projeções futuras de novas demissões, que afeta a todos e refletirá na sociedade. Outra dado apresentado é a queda de 60% do faturamento do comércio acrelandense, que deixa a cidade numa situação delicada.


O chefe do executivo, após ouvir todas as reivindicações, e dialogado bastante com os comerciantes e lojistas, explicou que entende a gravidade da situação, que se preocupa com a economia local, mas no momento todas as ações e recomendações estão voltadas em favor da saúde e garantir tratamento e vida a população, em obediência as recomendações do Ministério da Saúde, Sesacre. Mas disse que irá se empenhar no dialogo com os demais órgãos para achar uma alternativa, baseado na curva de contágio da cidade e das cidades vizinhas, tais como, Promotoria de Justiça de Acrelândia, Ministério Público Estadual, Governo do Acre entre outras, e que não é uma decisão que depende só da gestão municipal, envolve as demais entidades do estado.

Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito

tem investido as arrecadações.

           

            Página inicial

Pessoal / RH

Patrimônio Público

Veículos & Frotas

OGU/Emendas Parlamentar

Convênios Federais

Lista dos beneficiários do Bolsa Família

Transferências Acumuladas

(FPM, Fundeb, Sal. Educação, ITR, FEX, CIDE, FEP, CFEM, AFM, Lei 87-96 "Kandir", ICMS) por ano

Lista de Precatórios

Rede SIM "Simples"

Sala do Empreendedor

Acesso à informação

   Registro

   Consulta

   Estatísticas do "e-Sic"

    Glossário

 

Fale Conosco

   Estatísticas de Contato

Bandeira_de_acrelandia.png
Contatos (SIC Físico)
Prefeitura Municipal de Acrelândia
CNPJ 84.306.737/0001-27
Av. Governador Edmundo Pinto nº 810 CEP 69945-000, Centro, Acrelândia, Acre 
E-mail:
gabinete@acrelandia.ac.gov.br
Fone: (68) 3235-1332 
            (68) 3232-1173
Segunda a quinta: 7:00 as 17:00 
                        Sexta: 7:00 as 13:00  
Fechado das 11:00 as 13:00
  • Prefeitura de Acrelândia (Facebook)
  • Prefeitura de Acrelândia - YouTube