Ederaldo Caetano conhece produção de cacau clonal em Ariquemes/RO

Prefeito Ederaldo Caetano incentivará cultivo do cacau clonal no município de Acrelândia, com expectativa de levar excelentes resultados e luvros para a agricultura familiar

O Prefeito Ederaldo Caetano acompanhado da comitiva composta pelo presidente da Câmara de Acrelândia, vereador Sionayton Staut, líder do prefeito na Câmara, vereador Rozeno Melo e a vereadora Rosa do Eurico, estiveram em Ariquemes/RO durante esta semana, para conhecer as tecnologias que possam ser importadas e aplicadas no município de Acrelândia.

O maior interesse é pela tecnologia do Cacau Clonal. O prefeito Ederaldo Caetano e os vereadores visitaram a CEPLAC e foram levados pelo Técnico Eloy Franco em três plantios, um em Ariquemes e dois em Cacaulândia. A intenção do prefeito Ederaldo Caetano é incentivar o cultivo do Cacau Clonal em Acrelândia. Os vereadores estão motivados a dar continuidade ao projeto de iniciativa do Prefeito Ederaldo Caetano.

“É fantástico o que está acontecendo aqui em Ariquemes. Vimos que um produtor colheu 3 mil quilos de cacau em 400 plantas. A lucratividade por hectare com o Cacau Clonal chega a R$ 30 mil por ano. Temos que levar isso para nossos agricultores de Acrelândia. Esse Ederaldo é fora de série, estamos juntos para levar essa iniciativa adiante” afirma empolgado o Vereador Sionayton Sataut.

O Vereador Rozeno Melo também não escondia sua satisfação com o que estava conhecendo.

“Eu sou do campo e sei o que é bom para o produtor rural. Com certeza temos que levar essa tecnologia para nosso município, nosso Prefeito sempre visionário, está no caminho certo para contribuir ainda mais conosco que somos do campo” disse Rozeno.

A Vereadora Rosa do Eurico também analisou a visita à Ariquemes como positiva.

“Podemos observar um casal de idosos trabalhando e satisfeitos com o lucro que tem na roça. É chegada a hora de Acrelândia voltar a ser o grande produtor Acreano e, o Cacau, com certeza será a redenção para muitas famílias da agricultura familiar. O Prefeito Ederaldo está de parabéns pela iniciativa” disse a vereadora Rosa.

A comitiva acrelandense visitou ainda a agroindústria de chocolate Jamari e na área de piscicultura, o frigorifico Pescados do Vale.

“Voltamos para a nossa cidade bastante satisfeitos com o que aprendemos e gratos pela receptividade que as autoridades de Ariquemes dispensaram à nossa comitiva” disse contente e motivado o prefeito Ederaldo Caetano.

Fonte: Ailton Oliveira (http://ailtonoliveira.blog.br/author/ailton-oliveira/)

Foto: Acervo (entidades de Ariquemes/RO)

Adaptação: Demétrios Batista da Silva