Campanha novembro azul: UBS Ricardo Rola promove ação em benefício os homens acrelandendes

A Prefeitura de Acrelândia através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou nesta quinta-feira, 24, a campanha Novembro Azul, incentivando o público masculino a procurar atendimento e realizar o exame para prevenir o câncer de prostata.

A campanha está sendo realizada pela UBS Ricardo Monteiro Rola, conscientizando homens e mulheres sobre a importância do exame preventivo.

A enfermeira Laide da UBS destaca o trabalho que o município realiza. "Hoje estamos aqui realizando uma ação do novembro azul afim de prevenção do câncer de prostata" explicou.

A dra. Eliene, frisou que Acrelãndia sai na frente e permite que os atendimentos sejam realizados beneficiando o público masculino da cidade. "Temos que atender os pacientes, realizar os exames e se for constatado algo, agilizar o cadastro no sistema para que seja autorizado o início do tratamento, pois quando mais precode for, mais chave há de cura e evita a sobre carga do sistema, já que são muitas pessoas doentes. Então, pedimos que os pacientes não negligenciem o tratamento, se foi descoberto câncer, a gente já lança no sistema para iniciar o tratamento" pontou a médica.

O Agricultor José Ananias Martins visitou a UBS Ricardo Rola, e fez questão de realizar o exame e convidou os amigos, parentes e demais homens, a fazerem o mesmo. "É um exame simples, que garantirá que nossa próstata é saudável. O Câncer é uma doença silenciosa, que mata aos poucos, descoberto no início a equipe maravilhosa que me atendeu disse que aumenta para mais de 90% a chance de cura. Nossa saúde vale ouro, quero viver muito ainda, realizar muitos sonhos, então, todo ano farei o exame" pontou o agricultor.

Por fim, a dra. Eliene frisou que a equipe de saúde da UBS faz o rastreamento para diagnósticar o câncer de próstata do homem. "Só para se ter um número, apenas 20% dos homens acabam procuram atendimento para fazer a prevenção, por receito de sofrer piadas dos amigos e familiares" pontua a profissional. Já os demais membros da UBS, frisam que a prevenção e deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano, que não é só o câncer de próstata que mata, mas existem vários outros, que são identificaods numa consulta, apesar do mais comum ser o de próstata.