• Prefeitura de Acrelândia

Campanha Dezembro vermelho: mês de conscientização e combate à Aids

A Prefeitura de Acrelândia através da Secretaria Municipal de Saúde, em alusão ao mês da conscientização e combate à Aids (Dezembro Vermelho) realizará uma roda de conversa abordando diversos assuntos com o tema e disponibilizará testes rápidos de HIV entre outros a população.

A ação será realizada nesta quinta-feira, dia 02 de dezembro de 2021, na Unidade Básica de Saúde, Ricardo Monteiro Rola, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas.


O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.


Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.


Para evitar a transmissão da aids, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, bem como testar previamente sangue e hemoderivados para transfusão. Além disso, as mães infectadas pelo vírus (HIV-positivas) devem usar antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão vertical e evitar amamentar seus filhos.

0 comentário