Acrelândia adere à campanha nacional no combate à violência contra a pessoa idosa

A Prefeitura municipal de Acrelândia através da secretaria de assistência social e Cras, vem intensificando ações no combate a violência contra idosos no município. Ação faz parte em comemoração ao dia 15 de junho data que se dedicou em todo o Brasil a importância no combate à violência praticado contra idosos em todo o pais. Uma equipe organizada pela secretaria municipal de assistência social com cartazes e faixas alertando a sociedade sobre a importância no combate contra práticas de crimes a idosos em Acrelândia.

“Ação foi realizada no intuito de chamar a atenção da nossa sociedade sobre as várias formas de violência contra o idoso, houve palestra na rádio para alcançar o público da zona rural, grupos de Whatsapp, um carro de som nas ruas do município alertava a população para os cuidados com nossos idosos e também orientação para quem souber de algum idosos sofrendo algum tipo de violência seja denunciado”. Explicou A secretária municipal de assistência Josenete Nascimento da Silva Alves.

Em Acrelândia ação no combate a violência contra idosos envolvem secretaria de assistência social, Cras, delegacia de polícia e ministério público. As pessoas podem estar realizando denúncias através do disk 100.

O número de denúncias e casos de violências domiciliares registradas contra pessoas idosas e outras populações vulneráveis aumentou em 2020, segundo o portal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, a partir de informações do Disque 100. Os dados aumentaram, principalmente, por conta do isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Os idosos estão no grupo de risco da Covid-19, com um dos maiores índices de mortalidade.

“A data nos sensibiliza sobre o combate da violência contra o idoso, principalmente agora no período de isolamento social, em que muitos se encontram desprotegidos dentro de suas próprias casas”, explicou Solange Amorim.