• Prefeitura de Acrelândia

Ação Novembro Azul, para os homens, é realizado na UBS Redenção

A Prefeitura de Acrelãndia através da Secretaria Municipal de Saúde e Unidade Básica de Saúde Redenção, realizou nesta quarta-feira, 24, ação de saúde do homem em alusão ao “Novembro Azul” - mês mundial de combate ao câncer de próstata.

A equipe realizou uma roda de conversa onde obteve interação com os pacientes, retirando dúvidas em relação ao câncer de próstata, como fatores de risco, prevenção e tratamento.


Além da roda de conversa a equipe disponibilizou atendimento médico, atendimento odontológico, vacinação, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, entrega de kits odontológicos, sorteio de brindes e café da manhã.


A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.


Medidas preventivas, segundo o INCA, incluem: dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.


0 comentário